banner


Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

4A . O JULGAMENTO DAS TROMBETAS



Este julgamento é o segundo dos três julgamentos que o Senhor enviará à terra durante o período de Tribulação, Durarão mais 21 primeiros meses, completando a primeira metade da Tribulação. Observem que, aqueles que aceitarem a Jesus durante a Tribulação, não sofrerão os danos dos julgamentos das trombetas. Lembremos sempre de Joel 2:32, que diz que aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

PRIMEIRA TROMBETA: SARAIVA, FOGO E SANGUE

  • Apocalipse 8:7
    "E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada."
Trata-se de uma chuva de saraiva (granizo), misturado com fogo e sangue que desce do céu. Esta chuva queimará um terço de toda terra fértil, das árvores e de todas as plantas.

SEGUNDA TROMBETA: UMA MONTANHA DE FOGO

  • Apocalipse 8:8-9
    "E o segundo anjo tocou a [sua] trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus."
João usou o termo "montanha de fogo" para descrever um cometa que cairá no mar, matando um terço da vida marinha, transformará um terço da água do mar em sangue e destruirá um terço de todas as embarcações.

TERCEIRA TROMBETA: ESTRELA CHAMADA ABSINTO

  • Apocalipse 8:10-11
    "E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas."
Mais um cometa que cai na Terra, e ao cair, afeta um terço de todas as fontes de água, tornando-as amargas e venenosas. O nome Absinto foi dado por João porque o fruto absinto é amargo, e neste caso, o cometa torna amargas as águas. Muitas pessoas morrerão porque beberão desta água.

QUARTA TROMBETA: TREVAS

  • Apocalipse 8:12
    "E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte [da luz] deles se escurecesse, e a terça parte do dia [em si] não brilhasse, e [ficasse com sua luz]semelhantemente [como] a noite."
Deus fará com que o sol, a lua e as estrelas diminuam sua luz e calor (no caso do sol) em um terço. Significa que o dia terá um terço a mais de escuridão e, mesmo quando for durante o dia, a luminosidade e o calor do sol serão um terço menores. O dia será mais frio e menos iluminado.

QUINTA TROMBETA: ATAQUE DOS GAFANHOTOS DE APOLIOM

  • Apocalipse 9:1-11
    "E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço [sem fundo] do abismo. E abriu o poço [sem fundo] do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente [para atacar] aos homens que não têm nas suas testas o sinal (a marca) de Deus. E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem (afligissem, vexassem); e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens. E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído [do zumbido] das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses [seguintes]. E tinham sobre si rei, o anjo do [poço sem fundo] abismo; em hebreu era o seu nome Abadom [destruição], e em grego Apoliom[destruidor]."
É o primeiro dos três “AIS” descritos na primeira metade da Tribulação. Um anjo abre o poço do abismo, e o poço solta gafanhotos com poder de escorpião para atormentar os incrédulos por 5 meses.
Estes demônios em forma de gafanhoto causarão uma dor insuportável aos homens, tanto que eles desejarão morrer mas não conseguirão. João descreve com detalhes a aparência destes gafanhotos.

SEXTA TROMBETA: OS QUATRO ANJOS LIBERTADOS

  • Apocalipse 9:13-19
    "E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles. E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre. Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam."
É o segundo "AI". Os 4 anjos serão libertados e liderarão 200 milhões de cavaleiros, que são demônios. Estes cavaleiros matarão um terço da humanidade com fogo, fumaça e enxofre.
Até este ponto, podemos concluir que:
  • Com o julgamento do quarto selo, morrem 1/4 da população mundial que fica do Arrebatamento. Sobram portanto, 3/4 da população
  • Até o julgamento da sexta trombeta, morrerão mais 1/3 da população, daqueles 3/4 que sobraram até o momento
  • Portanto: 3/4 × 1/3 = 1/4
  • 1/4 (do quarto selo) + 1/4 (da sexta trombeta) = 1/2 (metade da população mundial morre até aqui)
Totaliza METADE da população mundial morta, desde o julgamento dos selos.

SÉTIMA TROMBETA:  GRANDES VOZES NO CÉU

  • Apocalipse 11:15-19
    "E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos (domínios, soberanias, governos)do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo (o Messias), e ele reinará para todo o sempre (pela eternidade das eternidades). E os vinte e quatro anciãos [da assembléia dos Céus], que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, [o Único] que és, e que [sempre] eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira(retribuição, indignação), e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem (têm reverência) o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões (explosões), e terremotos e grande saraiva. "
Esta trombeta é uma introdução aos novos julgamentos de Deus. Também mostra o céu comemorando a vitória de Cristo sobre o anticristo. Uma antecipação ao Aparecimento Glorioso de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS E NOTÍCIAS