banner


Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Da escravidão para a liberdade / Parte 1

Da escravidão para a liberdade / Parte 1
“Quando Faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios marchavam atrás deles; pelo que tiveram muito medo os filhos de Israel e clamaram ao Senhor:”
Êxodo 14: 10
Quem não conhece a famosa passagem onde é narrado o momento em que o povo judeu se desespera ao ver o Mar Vermelho na frente e faraó vindo atrás? Deste episódio já saiu inúmeras mensagens, porém, como a palavra de Deus se renova a cada dia, tenho certeza que mais uma vez iremos tirar valiosas lições desse episódio tão marcante na história do povo de Israel.
Os Israelitas foram escravizados pelos egípcios durante quatrocentos e trinta anos (Êxodo 12: 40). Após este período, liderados por Moisés, cerca de seiscentos mil homens, além de mulheres e crianças, foram libertos do Egito por faraó, que já não aguentava tantas pragas vindas por parte de Deus (Êxodo 12: 37). Em uma visão simbólica temos nos dias atuais o Egito como velha vida, tempo de escravidão ao pecado, ou também podemos comparar com algum momento de luta, de crise que todos nós passamos.
Esta multidão caminhava rumo à liberdade e à terra prometida, era um povo com mentalidade de escravos, nasceram já em escravidão, viveram a vida inteira apanhando e trabalhando apenas pela comida e moradia. Apesar de libertos os israelitas ainda não estavam preparados para agir como povo livre, e tanto não estavam que a bíblia nos conta que Deus preferiu não guia-los pela rota dos filisteus, embora fosse um caminho mais curto, pois se povo defrontasse com as guerras iria querer voltar ao Egito (Êxodo 13: 17).
Muitas vezes Deus nos concede a liberdade para trilhar nosso próprio caminho rumo a nossa vitória, porém quando nos depararmos com esse caminho aberto, temos que buscar sempre a direção de Deus, pois ainda não estamos preparados para trilhar este caminho, se querermos andar por nossa própria conta, é bem provável que escolheremos trilhar o caminho mais curto, e correremos o risco de nos depararmos com circunstância que vão fazer voltarmos para trás, voltarmos à nossa “zona de conforto”. Deus mudou a rota dos Israelitas, pois ele sabia qual era o melhor caminho para o povo seguir, e também sabe qual é o melhor caminho para nós. Deus ia durante o dia numa coluna de nuvem e durante a noite numa coluna de fogo diante dos israelitas, assim o povo podia caminha de dia e de noite, sem ter que padecer com o calor do dia e o frio da noite.
Então Deus ordenou a Moisés que o povo acampasse a beira do Mar Vermelho, assim Deus endurece o coração do Faraó fazendo-o que perseguisse o povo. Neste ponto chegamos ao primeiro versículo mencionado neste texto. Quando o povo olha para trás e vê faraó vindo ao encontro deles e olha para frente e vê o mar, todos entram em desespero achando que iam morrer (Êxodo 14: 10-12). O povo então começa a se queixar com Moisés, e após pedir que o povo não temesse, ele então clama ao Senhor e Deus lhe responde, de uma forma engraçada, perguntando por que Moisés estava clamando a Ele, que ele ordenasse ao povo que marchasse (Êxodo14:15). Então aí Deus começa a resolver os problemas, primeiro a nuvem que ia adiante do povo se coloca entre eles e os egípcios provocando trevas para os egípcios e deixando o povo com luz, assim Faraó não pode se aproximar dos israelitas a noite toda. Pois bem o problema dos egípcios foi resolvido, agora falta saber como encarar o mar na frente deles, então Moises estende a vara sobre as águas e um vento oriental vem e dividi as águas em duas paredes, e o povo durante toda a madrugada passa a seco dentro do mar. Para a coisa ficar mais dramática ainda Deus permitiu que Faraó perseguisse o povo até a metade do mar, onde então ele provocou uma confusão entre os egípcios, assim quando todos os Israelitas atravessaram o mar, Moisés, ao raiar do dia estendeu a vara e todos os egípcios morreram afogados (Êxodo 14 :19-28).
Aí nós temos um das maiores proezas realizadas por Deus, uma maravilha executada pelo Senhor para libertar o povo. Porém aqui eu faço algumas indagações: primeiramente, se o povo acampou durante um bom tempo perto do mar, por que Deus esperou a situação ficar desesperadora? Em segundo lugar, Deus não quis que o povo passasse pela guerra dos filisteus, e preferiu deixar o povo num emboscada com o mar na frente e Faraó atrás? Respondendo última pergunta, Deus conhece e sabe o que nós podemos suportar, ele não nos prova mais do que podemos aguentar (1 Coríntios 10:13). Deus sabia que o povo não tinha condições para encarar já de cara guerras, mas tinha condições atravessar o mar. Talvez você esteja indo em direção a sua benção e se encontra em frente ao “mar” e “Faraó” atrás e você diz: “não vou suportar, acho que vou cair”, Se deus permitiu você se chegar até aí é porque você tem condição sim de suportar, encontre a fé e a força que está escondida dentro do seu coração.
Mas e a primeira pergunta que fiz antes, porque Deus permitiu a situação chegar ao extremo? Se o jeito era ter que passar pelo meio do mar, ok, mas não podia ter aberto antes dos egípcios os encurralar? Bom, poder ele pode porque Deus pode tudo, mas Deus tem alguns mistérios interessantes, e um deles é este, Deus espera nos chegarmos ao nosso último grito de socorro para agir, ou no caso aqui, para mandar o povo agir. O mar na frente e Deus manda o povo marchar, vou citar o que ouvi do Pr. Silas Malafaia a respeito dessa ordem de Deus: “Deus estava dizendo ‘marchar é com vocês e abrir o mar é comigo’”. Meu querido primeiro somos nós que temos que fazer alguma coisa, muitas vezes não adianta nós clamarmos e clamarmos. Precisamos entender a hora de orar e a hora de agir, tem pessoas que vão orar a vida inteira e nada vai acontecer, pois tem milagres que só vão acontecer se nós fizermos a nossa parte. É bem verdade que tem pessoas que ficam agindo para tudo que é lado e nada de oração, aí também não da, por isso uma comunhão com o Espirito Santo em nossa vida é fundamental, pois só assim teremos discernimento para tomarmos as atitudes na hora certa.
Voltando ao Mar vermelho, Deus podia sim ter resolvido as coisa antes, mas Deus gosta de ver nossa fé, é fácil crer em uma solução quando ainda não existe o problema. Creio que se perguntassem para o povo se eles tinham fé que Deus podia abrir o mar, acho que todos diriam que sim, pois eles viram o poder de Deus manifesto destruindo o Egito com pragas e estavam contemplando a nuvem de gloria de dia e o fogo à noite. Porém quando bateu o desespero, acho que eles se esqueceram do Deus grande que eles tinham, foram se queixar a Moisés o porquê de ter tirado eles do Egito para morrer ali no deserto (Êxodo 14: 12). Muitas vezes no desespero e na crise, esquecemo-nos das maravilhas que Deus já operou em nossas vidas, começamos a murmurar e achar que o estado de escravidão era melhor do que a crise que estamos passando hoje, porém não lembramos que o mesmo Deus que teve poder para nos libertar da escravidão tem poder para fazer nós passarmos por qualquer crise, e aquele que começou a boa obra é fiel para terminar (Filipenses 1: 6). Porém mesmo presenciando a mesma situação que o povo presenciava, ele Moisés não se esqueceu do Deus que servia, “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver;(Êxodo 14: 13). Isto Moisés declarou antes mesmo de clamar a Deus, depois de ter dito isso ele foi orar e numa linguagem mais informal pediu “Ó Deus eu já profetizei e cri, agora me livra dessa” Então Deus manda o povo marchar, pois no momento que eles parassem de murmurar e começassem a marchar o mar seria aberto.
Por isso não perca a fé e a tranquilidade na hora da crise, o nosso Deus é assim mesmo, age pela fé, por isso ele nos prova até o máximo que nós podemos aguentar e o que Ele espera é que façamos como Moisés, que mesmo presenciando toda a situação e sem saber como, já cria que Deus ia dar um livramento como nunca tinha sido visto antes e nem seria visto depois. Creia que se Deus já te trouxe até aqui, ela está com você ele não vai te abandonar, marche e veja o mar se abrindo, ainda que seja no desespero, Deus conhece seus limites e não vai deixar nada daquilo que não possa suportar venha sobre você, Ele vai te dar um escape, e depois você vai cantar, já no outro lado do mar, e contemplar as maravilhas que Deus fez em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS E NOTÍCIAS