banner


Páginas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Baal o deus Que Não Responde


Imagem|Foto - Baal o deus Que Não Responde - estudos biblicos | Midia Gospel


“Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse” 1 Reis 18.26

Introdução: Meus amados, trago neste texto um relato vibrante de demonstração da soberania de Deus o Senhor, contra o deus Baal fruto da imaginação de certos homens; sendo que, para entendermos este texto Bíblico é necessário entendermos em primeiro lugar; Quem era Baal? Em segundo lugar; Qual foi a causa do clamor? E em terceiro lugar; O por que Baal não respondeu? E depois de respondidas tais questões, vejam a demonstração de ousadia de um homem em desafiar o Rei, os Quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e a nação inteira de Israel, isto a mando de Deus o Senhor.

Quem era o deus Baal?

- Era o deus mais respeitados dos povos semitas ocidentais;
- Era o deus da fertilidade e, associado à tempestade e à chuva, tinha lutas periódicas com Mot, senhor da seca e da morte;
- Baal representava as forças ativas da vida;
- Baal Shamem, senhor dos céus. Jezebel esposa de Acabe  rei de Israel, pretendeu substituir o culto de Javé pelo de Baal;
- Na língua dos semitas, Baal significa “Senhor”, no sentido de amo; o seus seguidores influenciaram muito os Israelitas, a ponto de freqüentemente o adorarem em substituição a Javé;
- O deus Baal era representado como gigantesca figura sentada, tendo no colo, uma fornalha onde eram atirados os recém nascidos, servindo de sacrifício.

Qual foi a causa do clamor?

- A primeira foi um desafio, pois, o profeta Elias desafiou os  quatrocentos e cinqüenta profeta de Baal e os quatrocentos profetas de Aser; a orarem ao seu deus, e este por sua vez; se fosse Deus deveria fazer chover fogo do céus. (1Reis cap 18 v 19; 24). Perceba, que havia um total de oitocentos e cinqüenta profetas contra Elias, pois os profetas do deus Aser, se ajuntaram para tentarem amedrontar o profeta Elias servo do Deus Verdadeiro, cujo nome é Jeová e seu Filho chama-se Jesus Cristo, o Senhor de todos aqueles que crêem e o aceita como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. “Porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” (Atos cap 4 v 12).

- A segunda causa foi abrir os olhos do povo israelita, pois, os mesmos estavam sendo levados a deixarem de servir ao ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e se esquecerem do Deus e Senhor que os livrou da opressão egípcia por mais de quatrocentos anos de escravidão (Êxodo cap 12 v 40, Êxodo cap 3 v 7), para passarem a seguir a Baal e Aser. Agora eu pergunto: Quem é Baal ou ainda quem é Aser diante do Deus vivo? Pois Baal e Aser são obras feitas por homens, cuja loucura de tais homens os levou a se prostrarem diante destas imagens. Veja:

“Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Romanos 1.22-25

“Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Levítico 19.4

- A terceira conseqüência deste desafio, seria provar a existência dos deus Baal e Aser, ou desmascará-los e isto valeria também para o Deus Jeová ou Javé no hebraico, veja o que disse o profeta Elias: “O Deus que responder o clamor com fogo seja Deus verdadeiro” (1 Reis cap 18 v 21-24).

POR QUE O deus BAAL NÃO RESPONDEU?


- Primeiro, porque Baal não é Deus, é fruto da loucura de alguns homens em criar deuses para si.

“Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem, têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.”  Salmos 115.4-8

- Segundo, pois não existi outro Deus senão um só

“Sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. Entretanto, não está em todos esse conhecimento; pois alguns há que estão acostumados até agora com o ídolo” 1 Corintios 8.4-7

Voltemo-nos agora, para o vibrante desfecho desta história

“E invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porém não houve voz; ninguém respondeu. E saltavam em volta do altar que tinham feito.” (1 Reis 18.26)

Comentário: Meus amados imaginem comigo o episodio histórico acontecendo diante de seus olhos, pois, havia um total de oitocentos e cinqüenta vozes gritando e implorando a resposta deste deus, sem contar os fiéis, que ajudavam seus sacerdotes em união de fé formando um coral “Ah Baal responde-nos”, e isto demorou até ao meio dia, e existia alguns, que achavam que para haver resposta de Baal deveria oferecer sangue humano; estes passaram a se retalhar com lanças e facas, (1Reis cap 18 v 28), porem resposta não havia; quando derrepente ouviu-se a voz do profeta Elias zombando de mais de oitocentos e cinqüenta pessoas sem temer a agressão ou a morte, e Ele dizia:“Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem.” (1 Reis cap 18 v 27), “NÃO HOUVE VOZ E NEM RESPOSTA”.

Veja agora a manifestação do Deus único e verdadeiro em resposta ao clamor de um homem que não deixou de ser fiel, mesmo diante de uma nação inteira que o havia rejeitado trocando o seu culto por baal um falso deus

- Elias chama a atenção do povo “Chegai-vos a mim” (1 Reis cap 18 v 30)
- Elias “Repara o Altar de Deus o Senhor”, pois o mesmo havia sido destruído pelos adoradores de Baal e esquecido pela nação israelitas (1 Reis cap 18 v 30)
- Elias “Pega doze pedras para edificar o Altar de Deus”, (1 Reis cap 18 v 31),

Comentário: As doze pedras representavam toda a nação de Israel, pois, Deus escolheu um homem chamado Abraão e o fez fecundo dando a ele um filho chamado Isaque e este por sua vez teve um filho chamado Jacó, que teve doze filho, que com a benção da fecundidade vinda de Deus o Pai, deu origem a nação de Israel; nação esta, escolhida por Deus para que por meio dela Ele Deus e Senhor se revela-se aos demais povos tribos e línguas de toda a humanidade, e por meio desta nação escolheu a tribo de Judá para trazer a humanidade inteira o Messias Jesus Cristo o Filho de Deus o qual é: o Salvador de todos os que crêem; confirmando a promessa feita a Abraão “Em ti (Abraão), serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis cap 12 v 3)

- Elias fez ao redor do Altar de Deus “Um rego profundo o bastante para caber duas medidas de sementes” (1 Reis cap 18 v 32)

Comentário: Mas à frente você vai entender o porque deste rego em volta do Altar de Deus.

- Elias então “Arma a lenha divide o novilho (ovelha), em pedaços e pediu para que os adoradores de Baal enche-se quatro cântaros de água e joga-se sobre o altar, e isto por três vezes” (1 Reis cap 18 v 33-35)

Comentário: A água viria de ser logo na seqüência dos fatos, a maior prova da manifestação de Deus o Senhor diante dos olhos de todas aqueles espectadores, pois, alguém poderia dizer: Elias trapaceou, ele acendeu o fogo com suas próprias mãos, mas eu pergunto é possível acender fogo em meio a água? Lembra do rego! Este serviu para não permitir a água escoar. Meus queridos sê você serve o Deus de Elias Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a água fria nos seus planos e projetos não será problema para você.

- Tudo já estava pronto, e agora chega o momento do profeta Elias Clamar ao Senhor Deus que fez o céus e terra; e clamou Elias “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas. Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.” (1 Reis cap 18 v 36-37)

Comentário: Perceba que Elias não clamou durante horas, como fizeram os profetas do deus Baal e de Aser, nem ainda teve que se retalhar com facas e lanças, Elias fez um simples e objetivo clamor diante do ÚNICO DEUS VERDADEIRO.

- Qual foi a resposta de Deus o Senhor “Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.” (1 Reis cap 18 v 38)

- E qual foi o resultado do fogo de Deus “A nação de Israel se arrepende de seus pecados e da loucura de deixar de adorarem a Deus o Senhor, para adorarem ídolos feitos por homens” e como prova de seu arrependimento, o povo de Israel a mando do profeta Elias servo do Deus Vivo, “Agarraram todos os profetas de Baal e de Aser e os mataram no ribeiro de Quison” (I Reis cap 18 v 39-40)

Conclusão: Meus amados, diante desta mensagem eu te convido a crer na existência de um único Deus, e este por amor a humanidade enviou seu Filho Jesus Cristo, para morrer por nós na cruz do calvário, perdoando assim todos os nossos pecados dantes cometidos, e se porventura você é devoto a alguma imagem de escultura, e isto é uma tradição para você, pois você aprendeu isto com seus antepassados, eu te convido tenha ousadia abandone esta tradição jogue fora está fé em um deus falso e creia no único verdadeiro Deus Jesus é seu nome o Único que pode Salvar.

Autor: Ev. Eli Hudson
Via: www.estudogospel.com.br

Ev. Eli Hudson
Ev. Eli Hudson é casado pai de três filhos; tem exercido o Ministério Pastoral na Igreja Assembléia de Deus M. Perus; foi o pioneiro na fundação do trabalho no Bairro do Pretória (Bairro carente na periferia da cidade), Franco da Rocha - SP pela Igreja que responde, seu exercício no ministério é marcado pela pregação e ensino isto; nas Igrejas, nas Rádios, nas Praças, nos Presídios e atualmente na Radio Nova Estação (comunitária), na freqüência 87,5 FM das 15:00 as 16:00 horas ou por meio do Site: www.radioestacaofm.com.br
Também, está envolvidos em projetos Sociaias na Entidade Filantropica Azarias Ceifa o qual exerce a função de conselheiro Fiscal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS E NOTÍCIAS