1832-1905
Inglês missionária para a China. Fundador, a China Inland Mission. Passou cinco anos a traduzir o Novo Testamento para o dialeto Ningpo. Na sua morte, em 1905, havia 205 estações com 849 missionários, e 125.000 chineses cristãos na China Inland Mission.
"Ele deve mover os homens através de Deus - por meio da oração", que foi a filosofia da J. Hudson Taylor, primeiro missionário para o interior da China e do fundador da China Inland Mission. E a partir daquele dia de dezembro, quando ainda adolescente, ouviu do céu: "Vá por mim para a China", este jovem inglês estabelecidos para provar a sua filosofia. O que ele fez com tanto sucesso e faz milagre para alguns dos mais emocionantes da leitura nos registros de evangelismo.
Após sua chamada Taylor se mudou a partir do conforto de sua casa com seus pais e duas irmãs em Barnsley bonita de Yorkshire para Drainside, Hull, um indigente área, deprimente e nomeado após notorized por sua vala suja. Taylor tinha ido lá de propósito para trabalhar por um médico e acumular um pouco de conhecimento médico, e também para acostumar-se a algo da solidão e os perigos de viver em uma terra estranha, onde seu companheiro só seria Deus.
Foi Drainside Taylor aprendeu podemos confiar em Deus com o seu último centavo. Ele havia sido chamado para fora, tarde da noite para testemunhar e orar sobre uma mulher doente, com crianças morrendo de fome. Enquanto ele tentava orar, suas palavras estrangulado em sua boca, porque ele tinha na sua posse uma moeda de prata que iria responder a sua oração e aliviar os seus sofrimentos pouco. "Hipócrita! ele ouviu seu coração condená-lo. "Dizer às pessoas sobre um tipo e Pai amoroso no Céu - e não estamos dispostos a confiar n'Ele a si mesmo, sem o seu dinheiro! "Ele deu sua última moeda - apenas uma tigela de mingau entre ele ea pobreza! Como ele comeu a última refeição, ele lembrou-se da Escritura:" Aquele que dá aos pobres lendeth ao Senhor. "
No dia seguinte recebeu um pacote. Na era uma moeda de ouro - vale dez vezes a moeda de prata. Taylor gritou triunfante: "Isso é bom interesse! Ha! Ha! Investido no banco de Deus por doze horas e traz-me isto! Esse é o banco para mim!"
Assim, aos dezenove anos de idade, Taylor aprendeu que poderia confiar e obedecer a Deus em todas as áreas de sua vida. Havia muitas lições a aprender, mas na primeira ele aprendeu que um homem pode ter Deus em Sua Palavra. Três anos antes ele havia tomado Cristo e de confiança nEle como seu Salvador. Aos dezesseis anos de idade, Taylor já tinha sido desapontado e saciado com a vida. Ele encontrou a vida religiosa de seus pais muito aborrecido, embora ele freqüentava a igreja muito respeitosamente com eles. Ele realmente desejado cavalos, caça, luxos. Sozinho em casa um dia ele olhou para algo para ler. Ele pegou um folheto e começou a lê-lo. No setenta milhas de distância mesmo momento sua mãe estava orando fervorosamente pela salvação do filho. Nesse mesmo dia rezou Taylor - a sua primeira oração - e foi atendida. Ele se converteu a Cristo!
Rezando! E as respostas à oração! Que se tornou a paixão da sua vida. Ele aprendeu a mover os homens através de Deus pela oração. Ele pediu a ninguém para qualquer coisa material. Ele colocou todas as suas necessidades antes de seu Senhor. Esse doutor tinha trabalhado para a Drainside havia sugerido ao seu jovem assistente, "Taylor, por favor não me lembrar quando é hora de pagar seu salário. Estou tão ocupado, você sabe, eu sou muito provável que se esqueça." E esquecer que ele fez. Mas Taylor lembrou que na China ele teria ninguém para perguntar qualquer coisa, só Deus, então ele simplesmente pedi a Deus para lembrar o médico.
Três semanas depois, o médico lembrou-se - mas só depois que ele havia depositado seu dinheiro. Taylor estava quebrado. Era um sábado. Ele não tinha dinheiro para pagar seu aluguel. Ele não tinha dinheiro para comprar comida. Ele orou enquanto ele trabalhava até dez horas, feliz por ele não teria que enfrentar sua senhoria. Enquanto se preparava para sair, o médico surpreendeu: "O que você acha? Um de meus pacientes acaba de chegar para pagar a conta! Ele é um dos meus mais ricos pacientes e que ele poderia ter me pagou com cheque a qualquer momento. Mas, lá está ele , trazendo o dinheiro de dez horas no sábado à noite. " Em seguida, ele acrescentou, "By the way, Taylor, assim como você pode tomar estas notas. Eu não tenho nenhuma mudança, mas posso dar-lhe o equilíbrio de seu salário na próxima semana ... Boa noite!"
Taylor orações foram respondidas. Ele não só podia pagar o aluguel, tinha dinheiro na mão para próximas semanas - mas mais do que isso, ele provou mais uma vez: Deus responde as orações e os homens se move. Ele poderia ir para a China!
E ele fez! Havia tempestades no mar e libertações milagrosas em que a viagem de cinco meses e-um-metade "para a China. Houve uma guerra civil, quando ele desembarcou em Xangai, os rebeldes exploração da cidade. Incêndios, a fome, as circunstâncias terríveis foram travadas pelo jovem missionário de joelhos e Deus o entregou. E com a idade de vinte e dois anos, oito meses um missionário, ele também encontrou-se responsável por suprir as necessidades do recém-chegada missionários, a família Parker.
Taylor ministrado nas cidades do rio, casado com uma mulher e vi muitos milagres convertido em chinês. Mas em 25 de junho de 1865, fez sua transferência para o ministro para os milhões da China "a oeste das Montanhas, do Sul das Nuvens, no Norte do Lago" - interior da China. Em Brighton, Inglaterra, de folga, ele abriu uma conta bancária: "Dez quilos" de dólares (cinqüenta) em nome de "A China Inland Mission". Sua meta inicial era de vinte e quatro trabalhadores. O próximo mês de Maio os vinte e quatro disputadas. Em seguida, houve mais de setenta. E outro cem. E, finalmente, mais de oitocentos missionários ministrado através das milhas distantes do interior da China. Verdadeiramente este homem de fé e coragem tinha dominado no ministério de homens que se deslocam através de Deus pela oração.
J. Hudson Taylor morreu em 1905, antes da revolução comunista de China sua amada. Seus dias eram dias de evangelismo amplo e eficaz. Multidões de chineses convertidos se levantarão no Céu e chamá-lo abençoado. E muitos trabalhadores cristãos, cujas vidas foram contestados e alterados pelo caráter contagioso cristã de Taylor seguirá em seu trem.
John Wiclif
John Wiclif
por Williston Walker O século XIV foi uma época de grandes mudanças. Feudalismo medieval, com seu espírito forte divisão, foi dando lugar a um novo sentimento nacional. Um verdadeiro sentimento de unidade de interesse comum estava começando a ser sentida pelos povos da França, da Inglaterra, e em menor grau da Alemanha. Um novo poder era, portanto, levantando-se, que da vida nacional. Ele rapidamente entrou em conflito com o papado, e com resultados importante. Apesar de Bonifácio VIII declarou a extremest papal reivindicações, e até mesmo declarado de acordo com os ensinamentos essenciais de Aquino, em uma bula de 1302, não só que o papado governou os príncipes seculares, mas que a obediência ao papa é necessária para a salvação, ele encontrou a oposição mais determinada do rei francês Filipe IV, e do povo francês. Tão forte que o recém-despertado monarquia francesa show em si, que de 1305-1377 o próprio papado deixou sua antiga sede em Roma, e os papas viveram a maior parte em Avignon. Todos eram franceses, e foram largamente subordinada a interesses políticos franceses. Um ou dois eram homens de baixo nível moral e ambições quase puramente secular. Esta transferência de residência e apresentação de influência francesa perdeu o papado muito de seu prestígio no resto da Europa, enquanto os papas deste período realizada do seu regime de tributação a uma altura até então sem precedentes. O papado nunca foi mais pesado, mas tinha perdido a liderança ea finalidade espiritual elevado, que poderia dar a sua carga suportável. Os homens estavam começando a criticá-lo a partir de muitos pontos de vista.
Os franciscanos e dominicanos tinham perdido muito do zelo que tinha feito tão útil nos anos seguintes a sua fundação, quando os papas estavam apoiando o elemento mais solto neles laxistas na interpretação das regras. " O caráter do clero era muitas vezes indignos. Teologia, que nos ensinamentos de Aquino parecia uma ciência solidamente reforçado pela filosofia, foi agora amplamente considerada filosoficamente improvável, para ser aceito só porque ensinada pela Igreja. A religião não estava em declínio, mas as instituições medievais de religião foram mais e mais mostrando-se insuficiente. homem sério, como Dante e Guilherme de Occam, foram opostas as reivindicações do papado para controlar o estado, e uma voz rouca, que de Marsílio de Pádua, em 1324, questionou todo o sistema papal, mas eles ainda eram relativamente poucas, e o regime medieval da doutrina, com sua grande estrutura hierárquica, embora enfraquecido internamente, ficou aparentemente tão forte quanto sempre.
No entanto, em uma região da Europa, antes do século XIV, chegou ao fim, o mais eficaz, se não o mais lógico, crítico do papado que ainda não tinha aparecido e estava a surgir para liderar um movimento para a reforma de não pouca importância. Este reformador foi John Wiclif. Inglaterra, graças à sua posição insular e as relações diretas de seus reis desde a época de William, o Conquistador, para a grande terra-titulares, possuía um senso incomum de solidariedade de interesses. O sentimento nacional não tinha desenvolvido a um nível só comparável à da França. Sob Edward III, em 1339, a Inglaterra começou a longa guerra com a França, os incidentes de que fossem as vitórias Inglês de Crécy (1346) e Poitiers (1356). Foi no momento em que o papado tinha a sua sede em Avignon, e foi em grande parte sob influência francesa. Naturalmente, o pagamento de impostos para esses papas, e por elas a nomeação de seus pupilos Francês para Inglês cargos eclesiásticos, eram vistos por uma grande festa na Inglaterra como auxiliares aos inimigos da Inglaterra. Estatutos conhecidos como os de "Provisors" e "Praemunire" foram aprovadas pelo Parlamento, em 1351 e 1353, destinadas a limitar nomeações papais e recursos aos tribunais papal e, em 1366, o Parlamento se recusou a pagar ao papa os impostos concedida pelo John King em 1213. Foi esse sentimento de resistência ao que parecia uma agressão exterior que Wiclif era compartilhar, e era para ser o início de que ele estava a avançar para muito mais crítica radical do papado.
John Wiclif nasceu provavelmente na vila de Hipswell no condado do norte da Inglaterra conhecido como Yorkshire, em alguma data desconhecida que foi suspeitado para ter sido de cerca de 1324. De sua vida adiantada quase nada se sabe, exceto que ele foi como um jovem estudante de Oxford, e ganhou grande distinção lá como um estudioso e um professor. Quando ele surge em função da história é como um homem de alta realizações filosóficas, que partiu a corrente concepções teológicas na direção de um agostinismo renovada, como Thomas de Bradwardine (1290-1349) tinha feito influente em Oxford. Veremos isso em sua ênfase na predestinação, e seu forte sentimento de que a religião é uma relação de Deus com a alma humana individual.
Não foi apenas em Oxford que havia vencido Wiclif distinção. Em 1366 ou 1367, como um dos capelães de Edward III, ele colocou diante de uma vigorosa defesa da ação do Parlamento, já referido, ao recusar o pagamento adicional de impostos para o papa. De oposição aberta esta publicação Wiclif de invasões papal pode ser datado. Ele logo se lhe seguiu com os outros. Até 1374 ele havia se tornado um médico da divindade. Em abril daquele ano, ele foi nomeado pelo rei para o pastorado de Lutterworth, e, em julho, ele foi enviado como comissário real para tratar com os representantes do Papa Gregório XI, sobre a controversa questão das nomeações eclesiásticas na Inglaterra. Ele era, evidentemente, em favor de alta no tribunal.
Até agora Wiclif tinha ido, mas pouco, se em tudo, longe em suas críticas do que muitos dos franciscanos tinha feito. Seus motivos eram oposição à riqueza e à corrupção da Igreja, ea resistência patriótica a invasões papal. Seu argumento era curiosamente medieval. Toda a autoridade é um senhorio ", um feudo, realizada por seu possuidor de Deus, que é o senhor de tudo. Como um feudo temporal, se mal utilizado, é executada, senhorias espirituais são tão vagas, se não corretamente empregado, ou se o titular for incapaz. Se é um eclesiástico de mau caráter, em "pecado mortal", ou se ele usa seu cargo para acumular riquezas ou conquistar o poder temporal, coisas incompatíveis com a finalidade para a qual o ministério foi estabelecido por Cristo, Sua Senhoria "é executada, e pode ser tomada por ele e por autoridades civis. A execução dos créditos eclesiásticos com penas espirituais, que, na prática medieval teria seguido a tais tentativas de apreender os bens do clero, não é para ser temido, pois mesmo a excomunhão do papa é ineficaz, salvo se contra quem é dirigida é realmente merecedor de condenação, à vista de Deus. Apenas a lei de Cristo "como previsto no Novo Testamento é a autoridade final como critério de ação legítima. Na sua última análise, a igreja é constituída apenas de predestinar "," mas como eles não são facilmente distinguidos, o teste prático é aparente conformidade com a lei "de Cristo".
Estas opiniões elogiou Wiclif a favor dos mais poderosos, mas um dos menos populares, os nobres Inglês, John de Gaunt, duque de Lencastre, quarto filho de Edward III. John estava sem uma faísca de simpatia religiosa com Wiclif, mas liderou um grupo de fome que pensou para o lucro por despojar a igreja Inglês, e acreditava que ele tinha em Wiclif quem ele poderia usar como uma ferramenta para esse efeito. apoio de João era para ser uma salvaguarda para Wiclif, mas o último foi muito profundamente religiosa para entrar em solidariedade real com que gananciosos nobres esperanças e, provavelmente, demasiado inocente para compreender totalmente os seus planos. Graças a este apoio, uma tentativa de trazer Wiclif a julgamento perante o Convocação da província de Canterbury, reunidos em St. Paul's em Londres, em fevereiro de 1377, fracassou totalmente, no processo frustrado de um encontro pessoal com raiva na igreja entre John de Gaunt e do Bispo de Londres. Gregório XI já emitiu cinco touros condenando opiniões Wiclif na matéria da retirada de propriedade de seus possuidores indigna e excomunhão, e compará-lo com Marsílio de Pádua. Mas o tribunal favor ainda serviu ao reformador. Apesar de Edward III morreu em junho de 1377, e John de Gaunt entrou temporário eclipse político, a mãe do jovem rei, Ricardo II, mostrou-se amigo Wiclif, e através de sua ajuda uma tentativa do Arcebispo de Cantuária eo Bispo de Londres discipliná-lo foi frustrada em 1378. Para os próximos três anos Wiclif não foi molestada.
Foi durante estes três anos de relativa paz, aparentemente, que ele conquistou dois de seus maiores serviços. Convencidos da necessidade da pregação popular, como Valdez e Francis havia sido antes, e como John Wesley foi para a idade mais avançada, agora ele começou a mandar para fora "sacerdotes pobres", isto é, sem dote pregadores, não necessariamente religiosos, que deveriam proclamar o evangelho nas igrejas, nas praças, nos campos, onde quer que eles pudessem reunir uma platéia. A condição das classes mais baixas da Inglaterra era de molde a garantir-lhes uma audição pronto. Que terrível peste conhecida como a "morte negra", haviam devastado a Inglaterra em 1348-49, 1361 e 1369, e, em especial no primeiro ataque, tinha sido terrivelmente destrutivas. Provavelmente metade da população, possivelmente mais, haviam perecido. A situação de trabalho conjunto foi perturbado durante anos pela escassez de trabalhadores na sequência, e as tentativas do Parlamento para regular o trabalho e os salários pela legislação. As classes mais baixas da população estavam em um estado de profundo descontentamento e ouviam ansiosamente para "Wiclif de sacerdotes pobres", cuja denúncia da riqueza e da arrogância do alto clero, ea afirmação de que a "lei de Cristo" exigiu "a humildade, pobreza amor, e "a citação Wiclif própria frase encontrada pronta resposta.
Para ajudar esses pregadores, e dar ao povo em geral, a Palavra de Deus que estava convencido de Wiclif foi a única autoridade final para o cristão, ele agora se comprometeu com os seus amigos a tradução das Escrituras a partir da Vulgata Latina em Inglês. Era uma época de muito interesse no desenvolvimento da linguagem. Sermões eram amplamente pregada nela. A sua utilização tinha sido recentemente instituído na prática dos tribunais da lei. Wiclif foi, portanto, seguindo o espírito da época em colocar a Bíblia para a língua Inglês. Da grandeza do seu serviço, não pode haver questão. Os Evangelhos e os Salmos foram traduzidos ou parafraseado repetidamente desde os primeiros tempos anglo-saxão, mas estas versões tinham na melhor das hipóteses uma circulação muito limitada. O novo trabalho, especialmente o Novo Testamento, que foi de caneta própria Wiclif, foi idiomático, vigoroso, legível. Ele deu toda a Bíblia ao seu povo e, ao fazê-lo, não apenas contribuiu para o seu desenvolvimento religioso, mas exerceu uma influência formativa sobre todas as versões posteriores Inglês das Escrituras, e sobre o crescimento geral do idioma Inglês.
Embora empenhado neste trabalho durante seus três anos de relativa paz, os eventos estavam ocorrendo que causou Wiclif para avançar muito mais crítica radical do papado do que tinha até então proferidas. A morte de Gregório XI em 1378, encontrou os cardeais, a maioria dos quais franceses, em Roma. A pressão da população romana e outras influências obrigado a escolha de um papa italiano, Urbano VI, mas que a eleição dos cardeais mesmo repudiada, alguns meses depois e escolheu outro cabeça da Igreja na pessoa do Papa Clemente VII, que voltou para Avignon. Toda a Europa estava angustiado com o espetáculo dos dois rivais no cargo, cada um com cerca de seguir um igual. O papa francês finalmente teve a adesão da França, Espanha, Nápoles e Escócia, o Romano, da Inglaterra, Alemanha, ea maioria da Itália. O cisma escandaloso assim foi iniciada para durar até curadas, após o parto infinito, pelo Concílio de Constança em 1417. A visão de dois papas anathematizing mutuamente uns aos outros, e proclamar cruzadas, um contra o outro, virou Wiclif agora totalmente contra o papado. Poderia homens para Cristo e as Nações Unidas na ação de viver corretamente de acordo com a "lei de Cristo", e se não for assim vivendo, se não tivessem perdido o domínio "? Ele poderia responder, mas que os papas eram tais "vigários de Anti-Cristo". Mas agora ele foi mais longe. Ele não criticou o papado apenas, mas toda a ordem sacerdotal, que chamou a sua renda de receitas e doações, os monges, com suas propriedades de terras, e até os frades mendicantes, quem tinha anteriormente desfavorecidas, cujo voto de pobreza era muitas vezes realmente ignorada. A aplicação do teste de conformidade com as Escrituras, Wiclif agora rejeitou as indulgências, um tesouro de boas obras, confissão auricular, a adoração dos santos, peregrinações, e purgatório, e afirmou a igualdade espiritual de todos os sacerdotes.
maior violação Wiclif com concepções religiosas populares foi ocasionada pela sua negação, na primavera de 1381, da doutrina da transubstanciação. Ele despertou o antagonismo como quase nada mais poderia ter feito. Nenhuma crença foi mais difundida no período, e ninguém parecia mais sagrado para a fé de multidões que, quando o sacerdote pronuncia as palavras da consagração os elementos são transformados em sua essência no próprio corpo e sangue de Cristo. Devoção católica romana ainda se agarra com carinho peculiar a esta doutrina que parece trazer Cristo em contato vital com a vida presente. Para Wiclif, no entanto, parecia antibíblico e irracional. Sua própria visão do que era essencialmente uma presença espiritual de Cristo no sacramento que Agostinho havia ensinado. Mas algo mais do que seu suposto unscripturalness ou irracionalidade pode ter levado Wiclif à perigosa tarefa de atacar transubstanciação. Ele estava em guerra com o que ele considera um organismo das Nações Unidas, do clero cristão que foram injustamente lording sobre a herança de Deus. Sua maior potência, o poder leigo não se acreditava possuir, foi que, em seu ato consagração, o milagre da transubstanciação é forjado. Negar esse milagre, ea distinção principal entre clérigos e leigos, o principal apoiar espiritual dos créditos clerical, é varrida.
Este ataque por Wiclif custou-lhe muitos amigos. A Universidade de Oxford condenou as suas opiniões, embora, tal era a estima em que ele estava ali realizadas, sem mencionar seu nome. Mesmo John de Gaunt untheological pediu-lhe silêncio. Dentro de poucas semanas, no entanto, um grande desastre ultrapassou o Wiclifian causa um desastre para o qual Wiclif foi apenas em grau remoto responsável. O descontentamento ano ao longo das classes mais baixas já foi mencionado. Em junho de 1381, que irrompeu em uma insurreição terrível contra o que os camponeses que se considere as forças de opressão. Ações e hipotecas foram queimados, mortos os advogados, as hospedarias da corte no Templo, em Londres, e John de Gaunt palácio foram destruídos, o arcebispo de Canterbury e de alguns dos principais agentes do rei na cobrança de impostos foram assassinados. King Richard II, ele próprio, estava em grande perigo. Feroz como era, a tempestade passou logo, mas os nobres eram implacáveis em seus atos de repressão e ao sentimento generalizado era de que os ataques Wiclif sobre o clero, e especialmente a pregação da sua "sacerdotes pobres", foram os responsáveis pela desordem. Alguma influência pode ter vindo de pregadores Wiclif, embora ele mesmo não teve qualquer participação directa na revolta, mas o movimento como um todo foi devido ao trabalho de longa data queixas econômica.
O descrédito em que a revolta dos camponeses trazidos causa Wiclif para o tempo que encorajou os seus inimigos, e em maio de 1382, suas doutrinas foram condenadas por um sínodo realizado em Londres. Sua popularidade ficou muito grande, no entanto, para o ataque pessoal bem sucedido. Ele escreveu muito vigoroso em setores Inglês e em latim. Ele empurrou para a frente da causa que ele tinha no coração para o seu melhor. Foi quando em sua própria igreja em Lutterworth em 28 de dezembro de 1384, que sofreu o ataque de paralisia de que ele morreu três dias depois.
característica Wiclif chefe era seriedade moral. Ele era um patriota ansioso para salvar a Inglaterra da tirania externa, mas ainda mais que ele era um cristão intenção de fazer avançar o Reino de Deus. Ele rompeu com o sistema religioso atual em muitos pontos. Ele rejeitou o papado, pelo menos dos papas, como estava então no poder, denunciou a riqueza do clero, criticou os monges, rejeitou transubstanciação, pediu pregação, proclamou a autoridade única das Escrituras, deu à Inglaterra a Bíblia em sua própria língua. Ele, evidentemente, considerava a religião como uma experiência vital interior e pessoal. Sua visão de que era muito mais profundo do que a maioria dos homens de sua idade. Estes serviços são grandes, mas eles dificilmente lhe confere o direito de ser chamado, como ele tem sido freqüentemente denominado, "a estrela da manhã da Reforma". Suas concepções de religião, porém profunda, foram os pensamentos familiar medieval católica da pobreza "ascético apostólica", e do evangelho como uma "lei nova". Ele não tinha nenhuma nova teoria do caminho da salvação, ou das relações de Cristo aos homens, para oferecer. Assim, ele não era Lutero. Ao contrário, ele foi um dos mais radicais e merecedor do medieval reformadores, um homem que pertencia à Idade Média, não para o novo dia.
Esta falha para dar a sua idade o que era vital novo, provavelmente explica a esterilidade de seu movimento surpreendente, na Inglaterra. Na sua morte, ele tinha um grande número de seguidores, e sobre a tolerância real todo feito fácil o caminho do seu partido até a queda de Richard II, em 1399. Nenhuma igreja foi fundada, no entanto. Aquando da adesão de João de Gaunt, filho, Henrique IV, primeiro da Casa de Lancaster, a política real foi mudado para um de perseguição. O significado político da Lollards ", como Wiclif seguidores eram chamados, terminou com a execução de seu líder, Sir John Oldcastle, em 1417, e sua importância religiosa não sobreviver por muito tempo. A influência duradoura de um movimento na Inglaterra, foi o impulso que deu, sem dúvida, a leitura da Bíblia e do número de manuscritos da tradução Wiclif, que sobreviveram, apesar das tentativas de destruí-los, é notável.
Em uma remota região da Europa, no entanto, o trabalho Wiclif era ter uma influência poderosa. O reformador da Boêmia, João Huss, pouco mais fez do que reproduzir doutrinariamente Wiclif opiniões, muitas vezes em palavras muito do Wiclif. Mais conservador intelectualmente, Huss não partilham a rejeição Wiclif de transubstanciação. Ao contrário Wiclif, ele pediu o direito dos leigos para participar do vinho, bem como do pão para a comunhão. Em Huss comportamento foi muito mais um homem de ação que Wiclif. Um professor na Universidade de Praga de 1398 em diante, ele se tornou, em 1402, o pregador da igreja de Belém, naquela cidade. Durante o reinado de Ricardo II de Inglaterra, cuja rainha era uma princesa boêmia, muitos estudantes Bohemian haviam sido atraídos para Oxford e voltou com os escritos de Wiclif. Destes Huss fez um estudo aprofundado. Eles recorreram ao seu patriotismo Bohemian por motivo de sua rejeição da autoridade estrangeira, e em breve o seu espírito religioso por suas críticas em negrito dos males da idade. Para ele, a Wiclif, Cristo é o único chefe da igreja, apenas o "predestinado" são seus membros, e todos os ministros são essencialmente iguais em poderes espirituais. Nos sermões de grande influência popular Huss denunciou a corrupção do clero da Boêmia, e defendeu posições Wiclifian. O elemento da Boêmia, na Universidade e da cidade de Praga em grande parte simpatizava com ele, e sua influência através de um decreto do rei foi obtido Wenzel, pelo qual o Bohemians, embora uma minoria decidiu, tiveram uma influência dominante na Universidade. O resultado foi que Huss tornou-se o chefe do poder em que lugar de aprendizagem, enquanto os alemães descontentes e outros estrangeiros considerados como heterodoxo e estabeleceu, em 1409, a Universidade de Leipzig.
Estes acontecimentos levaram a uma quebra entre Huss e seu arcebispo, e em 1410 ele foi excomungado por Wiclifianism. O concurso foi agora totalmente ligado, e Huss gozou de apoio popular grande, bem como a favor de um pouco inconstante King Wenzel. A situação atraiu a atenção da Europa, eo imperador Sigismundo Huss agora intimado a comparecer perante o Conselho geral, grande de Constança, que tinha sido chamado, principalmente, através do trabalho dos principais teólogos da Universidade de Paris, para curar o cisma e os efeitos das reformas na igreja. Lá ele foi, protegido, como ele certamente deveria, por um salvo-conduto do imperador. Ele foi, no entanto, prontamente preso, e um concurso lamentável seguiu. Em 4 de maio de 1415, o Conselho condenou vistas Wiclif, e ordenou o seu corpo lançado da terra consagrada. Instou Huss para produzir os seus pareceres para a sua autoridade. Os líderes da igreja sinceramente senti que não só foi um conselho mais sábio do que qualquer pessoa na igreja, mas que só pelo reconhecimento do direito de todos os cristãos a apresentarem as suas convicções privadas de sua autoridade eles poderiam livrar a Igreja de seus papas rivais e no final o escândalo da divisão. Para permitir que Huss fazer valer sua opinião contra a do Conselho seria perder tudo o que o conselho tinha ganho para a unidade da Igreja. Eles eram perfeitamente honestos nesta posição. Mas Huss foi igualmente sincero. Ele não iria jogar truques com a sua consciência. Ele não iria negar o que ele acreditava ser a verdade, mesmo quando o Conselho declarou-o em erro. Foi um concurso de princípios opostos, eo futuro estava com Huss, o princípio de que ele estava era essencialmente o direito de julgamento privado, que o protestantismo era fazer valer. Firme em suas opiniões, ele foi condenado pelo Conselho como um herege, e em 6 de julho de 1415, foi queimado em Constança, reunião de sua morte heróica com firmeza e coragem cristã.
Em Bohemia Huss foi considerado um herói nacional. Uma grande parte da sua população apoiou abertamente sua causa e, em 1419, a guerra civil começou terrível. Os hussitas gradualmente dividido entre os partidos conservadores e radicais, e este foi praticamente extinto na batalha em 1434, mas seus remanescentes sobreviveram. Fora de alguns deles, e de outros influenciados por visões Valdense, que há muito era uma sequência de Bohemia, a Unitas Fratrum surgiu logo após a metade do século XV. Esta comunhão foi muito modificado pela influência da Reforma Luterana, mas é o antepassado espiritual dos Morávios moderna. Assim Wiclif influência do tempo sobreviveu, em forma modificada, numa terra que nunca viu e que estava longe de ser aquele em que ele fez seu trabalho. Biografia de John Wiclif
Charles H. Spurgeon
Charles H. Spurgeon: PreacherCharles Haddon Spurgeon (1834-1892), pregador, veio de uma família de origem holandesa que se refugiaram na Inglaterra durante a perseguição do duque de Alva. Charles Haddon avô, James Spurgeon (1776-1864), nascido em Halstead, Essex, foi ministro independente em Stambourne. Seu filho, John Spurgeon, o pai de Charles Haddon, nascido em 1811, foi sucessivamente ministro das congregações independentes de Tollesbury, Essex, de Cranbrook, Kent, de Fetter Lane, e de Upper Street, Islington.
Charles Haddon, filho mais velho de John Spurgeon, por sua esposa, a irmã mais nova de Charles Parker Jarvis de Colchester, nasceu em Kelvedon, Essex, Inglaterra [] em 19 de junho de 1834. Sua infância foi gasta com o seu avô, James Spurgeon, mas em 1841 ele foi enviado para uma escola em Colchester conduzido por Henry Lewis. Em 1848, ele passou alguns meses em uma escola agrícola em Maidstone. No ano seguinte tornou-se inaugurar uma escola em Newmarkert. Seu empregador era um batista, e apesar de Spurgeon tinha sido criado um Estado independente, e convertidos em uma capela Metodista primitivo, ele foi batizado e entrou oficialmente para a comunidade batista em Isleham em 3 de maio de 1850. No mesmo ano, obteve um lugar na escola de Cambridge, recentemente fundada por um antigo professor e amigo, Henry Leeding. Lá ele se tornou um membro ativo de uma congregação Batista, e quando um garoto de dezesseis anos, vestida com uma jaqueta e colar turndown, pregou seu primeiro sermão em uma casa de campo em Teversham, perto de Cambridge. Seu sucesso foi pronunciada; seus dons oratórios foram imediatamente reconhecidos e em 1852 ele se tornou o pastor da Congregação Batista em Waterbeach, Cambridgeshire. Em abril de 1854 foi "chamado" para o púlpito da congregação Batista de New Park Street, Southwark. Dentro de alguns meses de seu chamado os seus poderes como pregador o tornou famoso. A capela estava vazia, antes de um ano se passou as multidões que se reuniram para ouvir o rapaz de vinte países prestados seu alargamento essencial. Exeter Hall foi usado, enquanto o novo edifício estava em processo de ereção, mas Exeter Hall não poderia conter os ouvintes de Spurgeon. A capela alargada, quando aberto, uma vez provou ser muito pequeno, e uma grande tenda foi projetado. Entretanto Spurgeon pregou no Jardim Surrey Music Hall, em suas congregações com o número dez mil. Homens e mulheres de todas as categorias se reuniram para seus sermões. Os jornais, a partir do "baixo Times ', discutiu-lo e sua influência. Caricatura e calúnia desempenharam o seu papel. Em 19 de outubro de 1856 um alarme de incêndio gerado mal-intencionados, enquanto Spurgeon pregava no Surrey Gardens Music Hall, levou a um pânico que causou a morte de sete pessoas eo ferimento de muitos outros, mas a posição do pregador não era ameaçada. Aos vinte e dois Spurgeon foi o pregador mais popular do dia.
Em 1861, o Metropolitan Tabernacle em Newington Causeway foi aberta para o serviço. Ele custa £ 31,000, e alojados seis mil pessoas. Há Spurgeon ministrou até sua morte, e até deficientes doença dele, totalmente mantido a sua popularidade e poder como um pregador. O Tabernáculo tornou-se rapidamente, sob a personalidade impressionante Spurgeon, um centro energético da vida religiosa. Muitas organizações cresceu sob seus cuidados e foram associadas a ele. Todos agora estão florescendo instituições. Um colégio de pastores, em que jovens preparados para o ministério sob a sua orientação ativa, foi fundada em Camberwell, em 1856, foi removido para o Tabernáculo Metropolitano em 1861, e agora está localizada em Temple Street, Southwark. Um orfanato, uma instituição unsectarian, foi fundada em 1867 em Stockwell para a manutenção e educação dos meninos órfãos desamparados e meninas ..., enquanto uma associação fundada em 1866 Colportage circular "literatura religiosa e saudável entre todas as classes", por meio de colportores , que estavam a ser pago um salário fixo e dedicar todo seu tempo ao trabalho, derivada, em 1891, mais de £ 11.000 com a venda de livros e panfletos.
Um calvinista convicto, firme adesão até o dia da sua morte para todos os pontos do sistema de teologia na qual ele tinha sido educado, Spurgeon foi resolvido a sacrificar nada em termos de doutrina, mesmo no interesse da paz entre as igrejas cristãs. Em 1864 ele convidou uma polêmica com o partido evangélico na Igreja da Inglaterra. Em um sermão poderoso na regeneração batismal, que ele pregou naquele ano mostrou que essa doutrina, a qual foi tenazmente hostis, foi aceito na igreja de oração Inglaterra livro, e repreendeu os clérigos evangélicos, que, em princípio, foram igualmente antagônica à a doutrina, com a adesão a uma organização que ensinou. O ataque ocasionado fermentar muito. Trezentos mil cópias do sermão de Spurgeon eram vendidos, e enquanto altos eclesiásticos eram exaltados pela admissão de Spurgeon que uma doutrina, que confessou abertamente, encontrou um lugar no livro de orações, low-eclesiásticos eram proporcionalmente irritada. Inúmeros folhetos estabelecidos os pontos de vista das diferentes partes. A resposta mais eficaz de Spurgeon foi feita por Batista Wriothesley Noel, em seguida, um pastor batista. Em seu "evangélico Clero defendeu," Noel censurada Spurgeon para introduzir divisões desnecessárias entre os homens de fé como. Mas manteve-se renitente Spurgeon, e sublinhou a sua atitude por se retirar da Aliança Evangélica, que foi amplamente apoiada pela parte de baixo da igreja da igreja de Inglaterra.
Spurgeon é extenuante e fé inabalável no calvinismo soltos no decorrer do tempo os laços de simpatia entre ele e uma grande parte da sua própria denominação. Ele olhava com desconfiança longo do crescimento entre os batistas do que ele considerava como indiferença em relação à ortodoxia. Ele pensou que insistiram muito pouco sobre a natureza divina de Cristo, e que as opiniões arminiano que estavam se espalhando entre eles tendiam a arianismo. Ele se ressentia profundamente o que chamou de "baixo grau de" evolução da crítica bíblica moderna, e cresceu a convicção de que a fé dele foi se deteriorando em todas as igrejas cristãs. Consequentemente em 26 de outubro de 1887 ele anunciou sua retirada da União Batista, a associação central dos ministros Batista, que se recusou a adotar o ponto de vista sério que ele teve da situação. A oposição à tendência rationlising da crítica bíblica moderna trouxe em seus últimos dias em solidariedade com muitos clérigos. Foi talvez por essa razão que ele se retirou da Sociedade da Libertação, da qual ele havia sido um defensor vigoroso.
Após a conclusão, em 1879, do vigésimo quinto ano de seu pastorado no Tabernacle, Spurgeon foi presenteado com um depoimento de £ 6.263. Durante a última parte de sua vida ele viveu em algum estilo em Norwood. Ele nunca praticou ou afectadas a prática ascética, mas foi generosa no uso dos meios amplos com que sua congregação lhe forneceu. Suas opiniões sobre as questões sociais sempre foram marcantes para a sanidade e bom senso. Um liberal na política, Spurgeon foi, depois de 1886, um proeminente defensor do partido liberal-sindicalista na sua oposição ao Estado de origem para a Irlanda. Para o fim de sua vida ele sofreu grave de gota, e foi repetidamente forçado a tomar longos descansos. Morreu em Mentone em 31 de janeiro de 1892, e foi enterrado em cemitério de Norwood, em Londres. O Memorial Hall em Stockwell e Beulah Batista Capela de Bexhill (iniciada em 1895) foram erigidos em memória dele. O melhor retrato de Spurgeon é uma pintura a óleo na sacristia do pastor, o Metropolitan Tabernacle, e há um busto do Sr. Acton-Adams no Pastores College.
Spurgeon casado, em 1856, Susannah, filha de Robert Thompson, da Falcon Square, em Londres, com quem teve filhos gêmeos, Thomas e Charles. Sua viúva e filhos sobreviveram ele.
fama precoce Spurgeon como pregador foi em grande parte devido à sua extrema juventude, ao livre jogo do seu humor, e ao fervor de seus recursos não convencionais para a consciência. Mas ele era, por natureza, dotados de poder de oratória muito. Ele conseguiu com a maior habilidade uma voz clara e simpática, enquanto que seu gesto foi fácil e natural. Ao longo de sua vida matéria Unidos comentário perspicaz sobre a vida contemporânea, com o tratamento expositivo favorecido pelos teólogos puritana de idade. Mais tarde, ele falou no púlpito, com efeitos a pouco menos de oratória, mas com um fervor intenso. Seu humor era espontâneo, ele marcou o seu privado, bem como suas declarações públicas (ver especialmente W. Williams, Reminiscências pessoais de C. H. Spurgeon).
Spurgeon foi um autor prolífico, escrevendo com a franqueza e sinceridade que o distinguiu como um alto-falante. A partir de 1865, realizou uma revista mensal intitulada "Sword e uma colher de pedreiro. A partir de 1855, um sermão por ele foi publicado a cada semana. Estes foram recolhidos em vários volumes, e muitas delas foram traduzidas nas línguas chefe europeu. Até 2.500 sermões ainda estão à venda. De suas outras obras, quase todas, que decorreu em várias edições, as mais importantes foram:
1. "O Santo e seu Salvador", 1857.
2. "Todas as manhãs", 1866.
3. 'Evening por noite ", de 1868.
4. "Conversas de João Lavrador", de 1869.
5. "O Tesouro de Davi", 1870-85.
6. "Palestras para os meus alunos", 1. ser. 1875; Ser 2. 1877.
7. 'Comentando e Comentários ", 1876.
8. 'Fotos de João Lavrador, de 1880.
9. "Minhas notas Sermão", 1884-7.
Uma autobiografia compilado por sua esposa e Rev. WJ Harrald, seu secretário particular, do seu leite, cartas e registros, apareceu em quatro volumes, em 1897-8.
Life [Pike e Obra de C.H. Spurgeon, Shindler's do púlpito para Palm Branch; Sketch Stevenson da vida de Spurgeon, 1887; Life Needham e Trabalhos de CH Spurgeon, o Príncipe dos Pregadores Douglas; Drew Charles H. Spurgeon, Record, 5 de fevereiro de 1892; Times, fevereiro de 1892; revisão de avaliações de 1892, i. 239-55; informações do Rev. Thomas Spurgeon.]
David Livingstone
Na Abadia de Westminster ao visitante, vagando estudar os monumentos e inscrições, vem no meio da nave em um conjunto preto grande laje no chão tendo estas palavras:
Interposto por MÃOS FIEL
Sobre terra e mar
Aqui repousa
David Livingstone,
Missionário,
Traveller,
Filantropo,
Nascido em 19 de março de 1813,
Em Blantyre Lanarkshire.
Morreu 1 de maio de 1873,
No Village Chitambo de Ulala.
Na borda direita da pedra é uma frase latina e ao longo da borda esquerda:
"OUTROS OVINOS I HAVE que não são deste aprisco;
Essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz. "
Este é o lugar de descanso do corpo, mas não do coração, o rapaz tecelão escocês, que saiu de sua casa simples, um rapaz desconhecido e morreu como um dos maiores e mais honrado dos homens.
De sua infância, ele era de uma natureza calma, autoconfiante. Somos informados por seu melhor biógrafo que "era hábito do seu pai para trancar a porta ao anoitecer, altura em que todas as crianças foram para a casa. Uma noite, David violou essa regra, e quando ele chegou na porta foi prescrito. Ele não fez chorar nem perturbação, mas, depois de ter adquirido um pedaço de pão, sentou-se contente de passar a noite na porta. Lá, olhando para fora, sua mãe o encontrou ... Na idade de nove anos, ele tem um Novo Testamento a partir de seu professor de escola dominical para repetir o Salmo 119 em duas noites sucessivas, com apenas cinco erros, uma prova de que a perseverança foi criado no osso. "
Na idade de dez anos, ele passou a trabalhar na fábrica de algodão como Piecer, e após alguns anos foi promovido a ser um spinner. A primeira meia-coroa ele ganhou ele deu para sua mãe. Com parte dos salários sua primeira semana, ele comprou um livro de latim e estudou esse idioma com ardor em uma aula de noite, entre oito e dez anos. Ele tinha que estar na fábrica às seis da manhã e terminou seu trabalho às oito da noite. Mas, trabalhando em latim até a meia-noite, ele dominou Virgílio e Horácio pelo tempo que ele tinha dezesseis anos. Ele costumava ler na fábrica, colocando o livro sobre o spinning-jenny para que ele pudesse pegar uma frase de cada vez que ele passou em seu trabalho. Ele gostava de botânica e geologia e zoologia, e quando ele poderia sair seria limpar o país para os espécimes. Em uma viagem que ele e seu irmão pegou um salmão grande e, para esconder os peixes, que não tinham o direito de tomar, que colocá-la em calças de seu irmão perna e por isso tenho em casa.
Quando tinha cerca de doze anos começou a ter pensamentos sérios sobre coisas mais profundas, mas não até que ele tinha vinte anos foi a grande mudança que veio trazido em sua vida a força da consciência do seu dever para com Deus. "Sensação de que a salvação dos homens deve ser o principal desejo e objetivo de cada cristão", ele fez uma resolução que daria para a causa de todas as missões que ele poderia ganhar além do que era necessário para sua subsistência ". Mas em vinte e um, leu um apelo pelo Sr. Gutzlaff em nome da China, e desde então buscou-se a entrar no campo missionário no exterior, influenciadas por "a alegação de tantos milhões de seus semelhantes ea falta de qualificado missionários ". Então, ele saiu de sua casa para seguir o conselho do velho Davi Hogg, um dos patriarcas da aldeia: "Ora, rapaz, a religião do negócio todos os dias da sua vida, e não uma coisa de trancos e barrancos, para Se fizer isso, a tentação e outras coisas vai ter o melhor de você. "
A China foi a terra que Livingstone queria ir, mas a guerra do ópio impediu seu fazê-lo de uma vez. Sobre o mesmo tempo, ele entrou em contato com o Dr. Robert Moffat, que era então na Inglaterra a criação de muito interesse em sua missão do Sul Africano. Ele disse Livingstone "de uma vasta planície ao norte, onde ele tinha visto algumas vezes, ao sol da manhã, a fumaça de mil povoados, onde nenhum missionário jamais estivera", e não demorou muito para que o aluno jovem escocês decidiu para a África . Livingstone foi aprofundada na sua preparação, como foi em todas as coisas. Ele determinou a obter um exame médico, bem como uma educação teológica. Para fazer isso ele teve que pegar livros emprestados, para ganhar o seu próprio caminho, e viver com a maior economia, pagando cerca de cinqüenta centavos de uma semana para o aluguel de seu quarto. A primeira vez que ele tentou pregar, ele se esqueceu completamente o seu sermão, dizendo: "Amigos, eu esqueci tudo que eu tinha a dizer", ele correu para fora do púlpito e deixou a capela. Um de seus conhecidos daqueles dias escreveu, anos depois, que até então os seus dois mais fortes características eram a simplicidade e resolução. "Agora, depois de quarenta anos", ele acrescenta: "Lembro-me de sua etapa, a característica do piso em frente, firme, simples, firme, nem rápido nem lento, sem pressa e sem perder o tempo, mas que, evidentemente, significava - se chegar lá."
Em 8 de dezembro de 1840, partiu para a África, passando pelo caminho do Brasil e do Cabo da Boa Esperança. O capitão do navio lhe ensinou o uso do quadrante e como tomar observações. Ele foi encontrar um bom uso deste conhecimento. Chegando ao Cabo, ele passou a sua primeira estação, Kuruman, mas não tinha idéia de ficar lá ou trabalhar em qualquer ranhura fixo. Ele estava pensando em novos planos, e, acima de tudo, os olhos se voltaram para o norte em direção à região dos Grandes absolutamente intocável e desconhecida. O primeiro período de seu trabalho pode ser marcado como cerca de 1840-1852. De Kuruman ele fez várias viagens mais profundas no país, e tinha algumas dessas experiências com os leões de que era para ter tantos.
Em uma viagem que ele quebrou um dedo, e quando ele estava curando quebrou novamente pelo recuo de um revólver que ele atirou em um leão, que fez uma visita de repente no meio da noite. Algumas de suas viagens foram em carros de boi e alguns de boi-back. "É áspero viajando, como você pode imaginar", escreveu ele. "A pele é tão solto há sobretudo a ficar um, o que tem de servir tanto como sela e manta, para ficar a, e, em seguida, os chifres longos na frente, com o qual ele pode dar um um soco no abdômen, se ele gosta, fazem-nos sentar-se como parafuso vertical como dragões. Desta forma, viajei mais de quatrocentos quilômetros. " Suas investigações foram realizadas sob a sua responsabilidade. Ele escreveu para casa a perguntar aos diretores da Sociedade Missionária de Londres para aprovar, mas se não, ele disse, ele estava à sua disposição "para ir a qualquer lugar, desde que seja para a frente."
Ele logo deixou Kuruman para localizar a Mabotsa, e foi aí que um leão que quase o matou, rasgando sua carne e esmagamento do osso em seu ombro. Um nativo desviou a atenção do leão quando a pata estava na cabeça de Livingstone. Quando lhe perguntaram uma vez que ele pensou quando o leão estava em cima dele, Livingstone respondeu: "Eu estava pensando que parte de mim que ele ia comer primeiro." Quando anos mais tarde seu corpo foi levado para a Inglaterra foi pelo conjunto falsa no braço esmagado que era identificada. Para evitar atritos Mabotsa, Livingstone, que tinha acabado de construir uma casa e colocou para fora um jardim, mas quem iria brigar com ninguém, desistiu da estação e seguiu com a filha de Robert e Mary Moffat, os grandes missionários da África do Sul , a quem ele tinha acabado de casar, e estabeleceu uma nova estação em Chonuane. Mas não havia água lá, então ele mudou-se novamente para Kolobeng, no rio do mesmo nome, e toda a tribo, entre os quais viveu mudou-se com ele.
Kolobeng foi insalubres, e se estendia para além do vasto interior desconhecido. Algo no coração de Livingstone disse-lhe para ir em frente. Então, em que ele foi. Em 1 de agosto de 1849, ele descobriu Ngami Lake ", um corpo de água tão grande que ele não podia ver a margem oposta. E, depois, ele descobriu o rio Zambeze. O lago foi de 870 km de Kuruman através de um deserto. Ele deve encontrar uma passagem para o mar ou a oeste ou a costa leste. "A Providência parece-me chamar para as regiões além", escreveu ele, e ele ouviu cada vez mais alto o chamado de Deus para atacar o tráfico de escravos horrível. Mas o que ele deve fazer com sua esposa e filhos? O curso foi apenas para enviá-los para casa para a Escócia. Então, como era difícil, ele levou para a Cidade do Cabo março de 1852, o partido inteiro aparecendo para fora do interior de modas com roupas curiosas e desgastado, tendo sido de onze anos longe da civilização, e em abril ele se separou de sua família e voltou-se para a escuridão.
Antes de chegar Kolobeng os Boers atacaram e destruíram a estação. Com todas as ligações para qualquer lugar agora um partido, ele começou a norte, e em junho de 1853, atingiu Linyanti, mil e quinhentos quilômetros ao norte do Cabo. Foi uma viagem difícil e perigosa, parte dela feita com febre, através de pântanos e bosques e água três ou quatro metros de profundidade. "Com nossas mãos todos os produtos crus e sangrando e os joelhos com as calças, que finalmente emergiu. Mas, como ele escreveu em seus diários sobre a forma como," se Deus aceitou o meu serviço, então minha vida é encantado, até o meu trabalho está feito. .. Eu não dá valor a nada que eu tenha ou possa possuir, exceto em relação ao reino de Cristo. Se alguma coisa vai avançar os interesses do Brasil, deve ser dado afastado ou mantido apenas como dar ou manutenção de que eu mais promover a glória daquele a quem devo todas as minhas esperanças no tempo e na eternidade. Que a graça ea força suficiente para permitir-me a cumprir fielmente a esta resolução ser transmitidos para mim, para que, na verdade, não apenas no nome, todos os meus interesses e os dos meus filhos pode ser identificado com sua causa ... Vou tentar e lembre-se sempre se aproximar de Deus em segredo com a reverência muito no discurso, a postura eo comportamento em público. Ajuda-me, tu sabes que o meu quadro e pitiest como um pai de seus filhos. "Evidências da maldição do comércio de escravos multiplicado constantemente e ele viu mais claramente na Linyanti que tanto para a supressão de que o tráfego de e para a expansão da trabalho missionário foi necessário abrir o continente.
Assim, em 11 de novembro de 1853, ele começou a oeste para o Oceano Atlântico, e em 31 de maio de 1854, saiu em Loanda, cerca de duzentos quilômetros ao sul da embocadura do Congo. Ele tinha trinta e um ataque de febre no caminho. Ele deve encontrar e fazer o seu próprio caminho. As inundações e chuvas mantinha quase constantemente molhado. Savages se opunham a ele. Ele não tinha companheiros brancos. Ele chegou irregular e desgastado e exausto, não encontrar correspondência em casa esperando por ele. Um homem comum teria sentiu que tinha feito o suficiente e teria começado a para casa, mas não Livingstone. Ele mergulhou de volta na África e foi para o leste do continente. Ele deixou Loanda, 24 de setembro de 1854, e chegou a Quelimane, no lado oposto da África, em 20 de maio de 1856. No caminho, ele se tornou quase surdo de febre e quase cego de ser atingido no olho por um galho de uma árvore na floresta. Nesta viagem ele descobriu o grande Victoria Falls, a maior e mais completa do Niagara, e ele ainda tinha vezes mais emocionante com tribos selvagens, que, como sempre, ele encontrou uma maneira de aplacar. De Quelimane partiu para Inglaterra, chegando agosto de 1856. No Cairo, ele soube da morte de seu velho pai, que desejava vê-lo novamente.
Ele tem uma casa enorme bem-vindos. O rapaz tecelão escocês que tinha sido sozinho na África encontrou-se o grande herói do dia, na Escócia e Inglaterra. Ele foi recebido pelos homens da ciência, da rainha e da família real, por todos os amigos da humanidade. Foi-lhe dada a liberdade nas cidades de Londres, Edimburgo e Glasgow, e honra das Universidades de Glasgow e Oxford e Cambridge. Intocadas por todos os elogios, ele deixou a Inglaterra para voltar à África em 10 de março de 1858, saindo agora para Quelimane como cônsul britânico para a costa leste eo interior da África. Como ele viajou, ele escreveu para seu filho, Tom:
"Londres, 2 de fevereiro de 1858. - Meu Querido Tom: Eu estou indo logo ao largo deste país, e murcha de deixá-lo aos cuidados de quem não dormita nem dorme, e nunca desapontado qualquer um que ponha a sua confiança nele. Se você fizer o seu amigo, ele vai ser melhor para você do que qualquer companheiro pode ser. Ele é um amigo mais chegado do que um irmão. Que ele vos conceda a graça de procurá-lo e servi-lo. Eu não tenho nada melhor para dizer você não levar Deus para o seu Pai, Jesus por seu Salvador, e do Espírito Santo para o seu Santificador. Faça isso e você está seguro para sempre. Nenhum mal pode acontecer de você. Espero que você vai aprender depressa e bem, de forma a ser montado para o serviço de Deus no mundo ".
"Pérola, No Mersey, 10 de março de 1858. - Meu Caro Tom: Nós estamos de novo, e nós confio que ele que governa as ondas velam por nós e permanecer com você, para nos abençoar e nos fazer bênçãos de nossos semelhantes. O Senhor esteja convosco, e ser muito gentil com você! Evite e odiar o pecado, e aderir a Jesus como seu Salvador da culpa. "
Foi seis anos antes de Livingstone retornou para a Inglaterra. Durante esse tempo, ele explorou o rio Zambeze e os rios Shire, fazendo o seu caminho por entre as pessoas, independentemente das dificuldades, sempre com sucesso, porque ele sabia como conquistar e manter sua confiança e amor, sendo ele próprio nunca verdadeiras, sempre destemida. Sra. Livingstone voltou à África com ele nessa viagem, e morreu em 27 de abril de 1862, em Shupanga, onde ela foi enterrada, e seu marido foi sozinho para o Lago Niassa, fazendo explorações incansável, superando os obstáculos da natureza e dos homens maus e aprender sempre mais e mais sobre a iniqüidade do comércio de escravos.
Em 1864 ele foi para Portugal e daí para a Inglaterra pela última vez. Lá, ele soube da morte de seu filho Robert, que lutou do lado Norte da Guerra Civil Americana e está enterrado em Gettysburg, e sua mãe também morreu enquanto ele estava em seu caminho. Ele chegou em casa a tempo de cumprir o seu desejo de que um de seus laddies deve estabelecer sua cabeça em seu túmulo. Ele teve um ano cheio, que incluiu a elaboração de um livro, como sua visita anterior havia feito, e, em seguida, com as últimas palavras públicas, na Escócia, "Teme a Deus e trabalho duro", ele retornou para a África para abrir o interior desconhecido Oriental . Desta vez foi a sua ligação com a Royal Geographical Society. Para os primeiros seis anos, ele explorou leste da África equatorial, descobrindo novos lagos, rios e montanhas, expondo o comércio de escravos, sofrendo, lutando, mas nunca ceder. Um Natal que ele escreve: "Tiraram o meu cinto até três buracos para aliviar a fome." Ele não tinha nenhum companheiro branco, e em 1866, o relatório chegou a Zanzibar que ele tinha sido morto.
Esta história foi encontrado para ser falso, mas ainda não tinha visto o homem branco Livingstone por um longo tempo. Ele não estava tentando ser visto, no entanto. Na escuridão do interior, sozinha, com fome e cansado, ele estava pressionando para abrir novo país e para garantir o futuro da liberdade dos povos pobres e oprimidos. Em 1871 foi reduzida para a situação anterior, todos os bens que lhe foi enviada em Ujiji tendo sido vendidos pelo Shereef canalha a quem haviam sido expedidos, mas apenas em seguida, Henry M. Stanley, que tinha sido enviado pelo New York Herald para encontrá-lo, veio-lhe depois de uma longa pesquisa, levando-lojas amplas. Qual a impressão que ele fez em Stanley, Stanley ele mesmo nos disse:
"Eu desafio qualquer um para a sua sociedade muito tempo sem completamente fathoming-lo, pois nele não há dolo, eo que é aparente na superfície é a coisa que está nele. ... Dr. Livingstone é cerca de sessenta anos de idade , mas depois que ele foi restaurado para a saúde, ele parecia um homem que não tinha passado o seu quinquagésimo ano. ... Você pode tomar qualquer ponto em caráter Dr. Livingstone e analisá-la cuidadosamente, e eu desafio qualquer homem a encontrar uma falha em -lo. ... Ele é o heroísmo espartano, a rigidez do romano, a resolução duradoura dos anglo-saxões - nunca abandonar seu trabalho, embora seu coração anseia para casa, nunca se render as suas obrigações até que ele pode escrever finis ao seu trabalho. "
Atualizada pela visita Stanley e os fornecimentos que ele trouxe, Livingstone voltou novamente no interior, a caça para a fonte do Nilo e lutar contra o tráfico de escravos. A estrutura de ferro tinham sido tributados quase ao seu limite, no entanto, e sempre tinha novas dificuldades a serem superadas. Seu último aniversário, 19 de março de 1873, encontrei-o muito fraco.
"O 29 de abril foi o último dia de suas viagens. Pela manhã dirigiu Susi levar para o lado da cabana que o kitanda puderam ser trazidos a ele, como a porta não seria admiti-lo, e ele era incapaz de caminhar para ele. Depois veio a travessia de um rio; progresso então através de pântanos e plashes, e quando comecei a qualquer coisa como uma planície seca ele jamais e logo pedir uma delas para fixar-lo. Na última vez que pegou a aldeia Chitambo de , em Ilala, onde tiveram que colocá-lo sob o beiral do telhado de uma casa durante uma chuvinha fina, até a cabana que eles estavam construindo deve ser ficou pronto.
"Então, puseram em uma cama áspera na cabana, onde passou a noite. No dia seguinte, ele ficou imperturbável. Ele fez algumas perguntas vagando pelo país - especialmente sobre Luapula. Seu povo sabia que o final não poderia ser muito fora. Nada ocorreu a atrair a atenção durante a primeira parte da noite, mas às quatro da manhã, o menino que estava na porta de seu chamado de alarme para Susi, temendo que seu mestre estava morto. Por que a vela ainda queima o viram, não na cama, mas de joelhos à beira do leito com a cabeça enterrada nas mãos sobre o travesseiro. A triste verdade ainda não inesperados logo se tornou evidente: ele faleceu no mais distante de todas as suas viagens, e sem um atendimento único. Mas ele morreu no ato de oração - oração oferecida nessa atitude reverencial sobre a qual ele sempre foi tão especial, elogiando o seu próprio espírito, com todos os seus entes queridos, como era seu costume, nas mãos do seu Salvador, e elogiando a África - - o seu querido África - com todos os seus males e pecados e erros, o Vingador dos oprimidos e redentor dos perdidos. "
Seus fiéis companheiros Africano preparou seu corpo para o transporte para a costa, enterrando o seu coração e outros órgãos, ao pé de uma Mvula árvore em Ilala, que está marcada com uma inscrição em bruto. O corpo levaram a Zanzibar. Daí foi levado para a Inglaterra e enterrado na abadia sob a laje grande que leva o seu nome ... Biografia de David Livingstone William Carey
1761-1834
Inglês Batista missionário para a Índia. Nascido na Inglaterra em 1761. Pastor antes de ir para o campo missionário, ele passou um ativo quarenta e um anos servindo ao Senhor na Índia, incluindo a tradução das Escrituras.
"Sapateiro de profissão, mas estudioso, lingüista e missionária através da formação de Deus" William Carey foi um dos gigantes de Deus na história da evangelização! Um de seus biógrafos, F. Dealville Walker, escreveu Carey: "Ele, com alguns contemporâneos, foi quase singlehanded em conquistar a indiferença ea hostilidade em vigor para o esforço missionário, Carey desenvolveu um plano para as missões, e imprimiu sua incrível Inquérito; ele influenciou tímidos e hesitantes homens a tomarem medidas para a evangelização do mundo. "Another escreveu sobre ele:" Levando a vida como um todo, não é demais dizer que ele era o maior e mais versátil missionários cristãos enviados em tempos modernos ".
Carey nasceu em uma pequena cabana de palha em Paulerspury, uma aldeia típica de Northamptonshire, na Inglaterra, 17 de agosto de 1761, da família de um tecelão. Quando cerca de dezoito anos, deixou a Igreja da Inglaterra "seguir Cristo" e "... ide a Ele fora do arraial, levando o seu vitupério." No começo, ele se uniu à igreja Congregacional em Hackleton onde ele era um aprendiz de sapateiro. Foi lá que ele se casou em 1781. E foi em Hackleton ele começou a fazer caminhadas de cinco milhas de Olney, em sua busca pela verdade mais espiritual. Olney era um reduto dos batistas particulares, o grupo que Carey lançou o seu lote com depois de seu batismo, 5 de outubro de 1783. Dois anos mais tarde mudou-se para Moulton para se tornar um mestre - e um ano mais tarde ele se tornou pastor da pequena congregação Batista lá.
Foi em Moulton Carey que ouviu a chamada missionária. Em suas próprias palavras, ele gritou: "minha atenção para as missões foi despertado depois que eu estava em Moulton, através da leitura do Última viagem do Capitão Cook."Para muitos, Cook Revista Foi uma emocionante história de aventura, mas Carey foi uma revelação da necessidade humana! Ele então começou a ler todos os livros que tinham qualquer relação com o assunto. (Este, juntamente com o seu estudo do idioma - para, em vinte e um anos de idade Carey dominou o Latim, Grego, Hebraico e Italiano, e foi virando-se para um holandês e francês. Também chamada Casa de seu sapateiro "Colégio de Carey," para que ele sapatos calçada junto com sua pregação, ele nunca se sentou em seu banco sem algum tipo de um livro antes dele.)
Quanto mais ele leu e estudou, mais convencido de que ele era "os povos do mundo precisam de Cristo." Ele leu, ele fez anotações, ele fez um globo de couro grandes do mundo e, um dia, na tranquilidade de sua loja de sapateiro - e não em alguma conferência entusiástica missionário - Carey ouviu o apelo: "Se é dever de todos os homens a crer no Evangelho ... então é o direito daqueles que são confiadas com o Evangelho de envidar esforços para torná-lo conhecido entre as nações. " Carey e soluçou fora, "Eis-me aqui, envia-me!"
A entrega foi uma coisa - para chegar ao campo era muito mais um problema. Não houve sociedades missionárias e não houve interesse real missionário. Quando Carey propôs este tema para discussão na reunião de ministros "," Se a ordem dada aos apóstolos para ensinar todas as nações não era obrigatória a todos os ministros seguintes ao fim do mundo, vendo que a promessa de acompanhamento foi de igual extensão ", Dr. Ryland gritou: "Jovem, sente-se: quando Deus quiser converter o pagão, ele vai fazê-lo sem a sua ajuda ou a minha." Andrew Fuller adicionou seus sentimentos como a semelhança do capitão incrédulo de Israel, que disse: "Se o Senhor fizesse janelas no céu, poderia isso ser!"
Mas Carey persistiu. disse mais tarde de seu ministério, "eu posso plod!" E ele era um homem que "sempre resolutamente determinado a nunca desistir de qualquer ponto ou partícula de qualquer coisa em sua mente que foi criado, até que chegou a um claro conhecimento do seu objecto".
Assim, Carey escreveu seu famoso Inquérito no âmbito das obrigações dos cristãos de usar meios para a conversão dos pagãos. Nesta obra-prima sobre as missões Carey respondeu aos argumentos, pesquisou a história das missões desde os tempos apostólicos, examinou todo o mundo conhecido como para os países, o tamanho, população e religiões, e tratadas com a aplicação prática de como alcançar o mundo para Cristo!
E ele orou. E ele confessou. E ele arrastava. E ele persistiu. E pregava - especialmente mensagem sua época de produção, "esperar grandes coisas de Deus as coisas. Grande tentativa de Deus." O resultado dessa mensagem pregada em Nottingham, 30 de maio de 1792 - e todos os outros ministérios missionários de Carey - produziu o especial Baptist Missionary Society, que formou a Fall Kettering em 2 de outubro de 1792. A inscrição foi iniciado e, ironicamente, Carey não podia contribuir algum dinheiro para ele, exceto o compromisso do lucro de seu livro, O inquérito.
Foi em 1793 que Carey foi para a Índia. No início de sua esposa estava relutante em ir - assim Carey partiu para ir, no entanto, mas, após dois retornos das docas para convencê-la de novo, Dorothy e seus filhos o acompanharam. Eles chegaram com o Dr. Thomas, na foz do Hooghly na Índia, em novembro de 1793. Foram anos de desânimo (sem converter indiana de sete anos), dívidas, doenças, degradação da mente de sua esposa, a morte, mas pela graça de Deus - e pelo poder da Palavra - Carey continuou e conquistou para Cristo!
Quando ele morreu aos 73 anos (1834), ele tinha visto as Escrituras traduzidas e impressas em quarenta línguas, tinha sido um professor universitário, e fundaram um colégio em Serampore. Ele tinha visto a Índia abrir as suas portas aos missionários, que tinha visto o edital passado que proíbe sati (Queima de viúvas nas piras funerárias dos maridos mortos), e ele tinha visto convertidos para Cristo.
Em seu leito de morte Carey chamou para um amigo missionário, "Dr. Duff! Você tem falado sobre o Dr. Carey, e quando eu me for, não dizer nada sobre o Dr. Carey - falar de Deus Dr. Carey." Essa acusação foi simbólica de Carey, considerado por muitos como uma "figura singular, elevando-se acima de ambos contemporâneos e seus sucessores" no ministério de missões.
David Brainerd
1718-1747
Missionário entre os índios americanos em Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia. Nascido em Connecticut em 1718, ele morreu de tuberculose com a idade de vinte e nove em 1747. Jonathan Edwards pregou o sermão fúnebre, e publicou o diário que David havia guardado.
Por padrão, praticamente todas as placas modernas conhecido missionário David Brainerd teria sido rejeitado como candidato do missionário. Ele era tuberculoso - morreu da doença de vinte e nove - e desde a sua juventude era frágil e doente. Ele nunca terminou a faculdade, sendo expulso de Yale para criticar um professor e por seu interesse e participação nas reuniões das Luzes "New", uma organização religiosa. Ele estava propenso a ser melancólico e desalentado.
No entanto, este jovem, que teria sido considerado um risco real de qualquer bordo da missão de hoje, tornou-se um missionário entre os índios americanos e, no sentido mais real ", o pioneiro da obra missionária moderna." Brainerd começou seu ministério com os índios em abril de 1743, em Kannameek, New York, em seguida, ministrou na Crossweeksung e Cranberry (perto de Newark), New Jersey. Estas foram as áreas de seus maiores sucessos.
Brainerd primeira viagem à Forks do Delaware para alcançar essa tribo feroz resultou em um milagre de Deus, que preservou sua vida e reverenciou entre os índios como "Profeta de Deus". Acamparam nos arredores da aldeia indígena, Brainerd prevista para entrar na comunidade indígena, na manhã seguinte para pregar-lhes o Evangelho de Cristo. Desconhecido para ele, cada movimento dele estava sendo observado pelos guerreiros que tinham sido enviados para matá-lo. F. W. Boreham registrou o incidente:
Mas quando os guerreiros que se aproximava a tenda Brainerd, eles viram a cara-pálida sobre os joelhos. E enquanto orava, de repente uma cobra deslizou para o lado dele, levantou a sua cabeça feia para atacar, jogou a sua língua bifurcada quase em seu rosto e, em seguida, sem qualquer razão aparente, deslizou-se rapidamente no mato. "O Grande Espírito está com a cara-pálida!" disse que os índios, e assim que o concedido a ele receber um profeta.
Esse incidente no ministério de Brainerd ilustra mais do que as muitas intervenções divina de Deus em sua vida - que também ilustra a importância e intensidade da oração na vida de Brainerd. Acredite - Brainerd orou! Leia o Vida e Diário de David Brainerd. Na página, após uma página lê frases como:
Quarta-feira, 21 de abril ... E mais uma vez Deus permitiu-me lutar para números de almas, e tinha muito fervor no direito de doce de intercessão ...
Dia do Senhor, 25 de abril. Esta manhã passei cerca de duas horas em funções secretas e foi permitido mais do que ordinariamente a agonizar de almas imortais. Apesar de ter sido no início da manhã eo sol brilhou em quase tudo, mas meu corpo estava completamente molhado de suor ...
Sábado 15 dezembro. Passei muito tempo em oração na mata e parecia levantada acima das coisas deste mundo ...
Segunda-feira, 14 de março ... Na parte da manhã foi quase continuamente em oração ejaculatório ...
Quinta-feira 4 ago. Foi habilitado para rezar muito, durante o dia inteiro ...
Quinta-feira, 3 de novembro. Gasto este dia em jejum secreto e oração, de manhã à noite ...
Basta dizer, não é surpreendente para ler depois das intervenções miraculosas de Deus em nome de Brainerd e do ministério poderoso e revivals inacreditável que ele teve entre os iníquos, os índios idólatras nesses curtos anos. Um volume como este só proíbe as mais simples menção de alguns desses sublimes, cenas sobrenaturais: "Eu tenho agora batizado, ao todo, quarenta e sete pessoas dos índios. Vinte e três adultos e vinte e quatro filhos ... Com rica graça, nenhum deles ainda foram deixados para desgraça sua profissão do cristianismo por qualquer comportamento escandaloso ou incrédulos "(20 de novembro de 1743). O pastor ou evangelista ler isto pode dizer o mesmo?
Dia do Senhor, 29 de dezembro ... Após o culto público acabou, fui para minha casa, que propõe a pregar novamente após um curto período de intervalo. Mas logo veio um após o outro, com lágrimas nos olhos, a saber, "o que deve fazer para ser salvo ..." Foi uma temporada incrível de poder entre eles, e parecia como se Deus tivesse "abaixou os céus e desce ..." e que Deus estava a ponto de converter o mundo inteiro.
Sua Diário e Revista são uma aba com os ministérios e os milagres que foram semelhantes aos actos dos Apóstolos. O Vida e Diário de David Brainerd deveria ser lida - e ler muitas vezes - pelo povo de Deus. Vai fazer alguma coisa para você espiritualmente. Você vai ser condenado, desafiou, alterados cobrado. Teve vida transformando-efeito sobre muitos, motivando-os a se tornarem missionários, evangelistas, pastores, pessoas de oração e poder de Deus.
Brainerd morreu em 1747 na casa de Jonathan Edwards. Seu ministério entre os índios foi contemporâneo com Wesley, Whitefield e Edwards como eles ministravam perante o povo Inglês-falando durante o período chamado em Inglês e história americana, o "Grande Despertar". séculos de influência que abrange Brainerd para renovação é positiva prova de que Deus pode e vai usar qualquer navio, não importa o quão frágil e delicada, se ele só é vendido para fora para as almas e Salvador!
* Copiadas com permissão por Stephen Ross para WholesomeWords.org de Perfis em Evangelismo por Fred Barlow Espada, da Editora Senhor, © 1976. Fonte:http://grandesavivamentosdahistoria.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário