banner


Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ser Infantil ou Ser Como Criança – Uma Distinção Importante

Estudo Biblico Ser Infantil ou Ser Como Criança? Uma Distinção Importante Evangélica Gospel


Há uma importante distinção que é absolutamente vital para uma boa teologia e uma vida cristã saudável. É também uma distinção que parece ter sido perdida por um crescente número de pessoas tanto no lado esquerdo quanto no direito do espectro teológico. É a distinção entre ser como criança e ser infantil. Cristãos são chamados a terem uma fé do primeiro tipo; não do segundo.Eu suspeito que as próximas gerações talvez olhem para trás, para os dias de hoje, e vejam uma era de incomparável infantilidade na história da humanidade. As vastas somas de dinheiro pagas para que homens adultos brinquem de jogar para nosso entretenimento é simplesmente inacreditável. A influência cultural lançada por jovens estrelas pop é até bizarra. Digo, qualquer que seja a opinião de alguém sobre um sistema estatal de saúde, não é óbvio que as opiniões do Justin Bieber sobre o assunto deveriam ser seguramente ignoradas? E a necessidade compulsiva de pessoas aparentemente inteligentes de twittar as mais tolas banalidades de suas vidas para o domínio público é surpreendente. A esses atos de infantilidade relativamente triviais podemos adicionar também algo mais sinistro: o desenvolvimento de uma cultura política e legal que se recusa a reconhecer qualquer meio termo. Quanto à moralidade, as crianças mimadas realmente tomaram o universo do discurso moral, quando é mais provável que um homem que deixa sua esposa por outro homem seja louvado como herói cultural por sua bravura do que taxado de imoral e cretino por sua capitulação covarde aos seus hormônios.

Infelizmente, isso também tem afetado a igreja. Muitas megaigrejas têm crescido por meio do casamento inesperado, mas indubitavelmente bem sucedido, de uma teologia esparsamente ortodoxa com um linguajar infantil. Indo além, muitos cristãos de igrejas não tão ‘mega’ também têm hábitos e pessoas infantis. Não são simplesmente aqueles pastores que se vestem como adolescentes desleixados quando pregam que exibem tais características. Todos nós podemos ser tentados nessa direção quando não nos dão o que queremos e procedemos imediatamente para derrubar das prateleiras todos os brinquedos que temos. E o que se pode dizer sobre o consistente fracasso da blogosfera cristã, do menor ao maior, em entender que algumas coisas são próprias à esfera pública e que outras devem ser mantidas privadas? Saber quando falar em público e quando se manter discreta e modestamente em silêncio (especialmente sobre os próprios sucessos) costumava ser uma parte muito básica do que significava amadurecer.

Talvez, no centro dessa infantilidade, esteja a inabilidade de reconhecer qualquer tipo de autoridade externa. O bebê chorando pelo bichinho de pelúcia confiscado está expressando seu ultraje ao mundo ter mudado contra sua vontade, tanto quanto a adolescente cuja vida foi (e eu cito diretamente) ‘tipo, totalmente arruinada’ porque seu celular lhe foi tirado por uma noite por um pai aborrecido. Muito do que consideramos comportamento infantil, como birras, irresponsabilidade e insolência, contém uma dose significativa de repúdio por autoridades externas.

Alguns anos atrás, me lembro de confrontar alguém sobre a questão da autoridade bíblica. Esse indivíduo, na época um cristão professo, simplesmente não conseguia aceitar a afirmações que a Bíblia fazia sobre sua vida. Gradualmente percebi um padrão: essa pessoa também odiava o fato de ter que prestar contas ao seu chefe, que os presbíteros de sua igreja desejavam que ele lhes prestasse contas, e que também deveria ser submisso a seu pai. Ficou claro para mim que essa pessoa não estava lutando contra a autoridade bíblica em particular; ele lutava contra autoridades externas em geral. Ironicamente, o Ocidente tem considerado esse tipo de individualismo e independência como sinais de maturidade. E conforme vemos os últimos estágios desse projeto se desenvolverem perante nossos olhos, e o mundo Ocidental se tornar um lugar onde tribunais são necessários para decidir quais banheiros as crianças de cinco anos devem usar, acredito que a trajetória dessa infantilidade já esteja bastante clara. E, por falar nisso, nesse caso a que me refiro, foram as crianças de cinco anos, não os adultos, que ganharam. Isso deveria te dizer algo.

Ser como criança, entretanto, é a própria antítese da infantilidade. Se infantilidade envolve a recusa em reconhecer autoridades externas e, assim, uma recusa em reconhecer os próprios limites e falta de exclusividade nesse mundo, ser como criança é muito diferente disso. Ser como uma criança é aceitar que você não é a medida de todas as coisas. Crianças são aqueles seres que são os melhores em olhar para os outros, especialmente os adultos, para aprenderem as coisas sobre as quais ainda são ignorantes. Ser como uma criança envolve confiar no pai ou no irmão mais velho em busca de proteção, sabedoria, e saber que os adultos têm competências e habilidades que servem para ajudar.

No mundo cristão, é possível adicionar que isso envolve uma aceitação do poder e da autoridade de Deus, da suficiência de Sua revelação e a adequação completa da salvação provida em Cristo. Também envolve estar envolvido na igreja local, buscando nos presbíteros e diáconos suporte e cuidado. Envolve perceber que não se vive longe, ou acima, do corpo de Cristo: deve-se ser parte dele, e estar sob a autoridade da cabeça.

Voltando ao exemplo do homem que citei anteriormente. Eu lembro de um comentário feito por Karl Barth sobre as Escrituras. Veja bem, eu não concordo com a visão de Barth das Escrituras, mas esse comentário foi muito marcante para mim desde que o li. Era mais ou menos assim: eu sei que a Escritura é a palavra de Deus da mesma forma que sei que minha mãe é minha mãe. Veja, eu confesso que nunca pedi um teste de DNA para minha mãe. Eu tenho uma cópia da minha certidão de nascimento, na qual o nome dela aparece, mas eu nunca usei isso como a base do meu relacionamento com ela, nem tentei descobrir se essa certidão foi forjada como parte de uma ampla conspiração para me confundir. Eu simplesmente sempre soube que a minha mãe é minha mãe e não vejo essa convicção como sendo, nem de longe, irracional, vergonhosa, sem fundamento ou ridícula. Confesso que me lembro de um momento particularmente desagradável de meus anos de juventude em que gritei “você não é minha mãe!” para ela, mas esse brado foi mais um insulto calculadamente cruel, não uma afirmação de fatos biológicos ou crenças pessoais. Também diria que, ironicamente, essa afirmação marcou o ápice da minha estupidez e infantilidade adolescente.

Herman Bavinck dizia que o cristão aceita a revelação especial de Deus em Cristo com a fé de uma criança. Isso é uma afirmação implausível em um mundo onde ser como criança é tão desprezível e ser infantil tão exaltado. Mas ela captura com precisão o pensamento expresso justamente por Cristo, que apontou para as crianças como paradigmas da maneira com que suas palavras deveriam ser recebidas.

Crescimento em maturidade cristã deveria se manifestar de diversas formas. Uma delas é que deveríamos nos tornar cada vez menos enamorados pelos mitos que contamos a nós mesmos sobre quão únicos nós somos como indivíduos, sobre termos potencial ilimitado, sobre como realmente temos a última palavra sobre tudo. Resumindo, deveríamos nos tornar menos infantis. Pelo contrário, deveríamos nos tornar mais conscientes do quanto somos exatamente como todo mundo – limitados, dependentes, finitos, caídos. Também deveríamos aprender cada vez mais a encontrar nossa realização em descansar na simples fé bíblica e catequética que descreve quem somos, o que precisamos e como podemos achar isso ao nos submetermos em fé reverente e humilde a Cristo. Em outras palavras, devemos nos tornar menos infantis e mais como crianças.

| Autor: Carl Trueman 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS E NOTÍCIAS

  • Bom dia, Boa tarde, Boa noite!   Querido irmãos e amigos, graça e paz da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Falaremos hoje dos Pensamento bons e sábios do homem. Sl 119 v.59 - "Considerei os meus caminhos, e voltei os meus passos para os teus estatutos." Esta consideração sensata, de alguém que ouviu ou ouve o conselho do Pai. O sábio Salomão nos deixou em Prov. 21 v.5 - "Os pensamentos do diligente (cuidadoso, ativo) tendem á abundância, tão certamente quanto a pressa leva à pobreza." Jesus instruindo os seus discípulos em Mt 10 v.16b diz: "Portanto sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas".Estavam estes sendo preparados pelo mestre Jesus para enfrentarem os interpérios da vida que envolvia o chamado para o serviço do reino. A prudência e a simplicidade deve fazer parte do convívio do homem sábio e bom. Continua o sábio Salomão em Prov. 9 v.5 - "O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha"; [...]

    15/Jun/2014 | 0 Comentários | Leia mais

  • PAZ AMADOS IRMÃOS, SEGUE UMA REFLEXÃO PARA ESTA SEMANA: O SAPO E A ÁGUA QUENTE; NUMA EXPERIÊNCIA VERDADEIRA, UM SAPO ATIRADO NUMA PANELA COM ÁGUA FERVENDO , SALTOU PARA FORA NUMA FRAÇÃO DE SEGUNDO DO SEU INSTINTO DE CONSERVAÇÃO! MAS DEPOIS, COLOCADO NUMA PANELA DE ÁGUA FRIA QUE FOI AQUECIDA MUI VAGAROSAMENTE, NÃO FEZ TENTATIVA PARA SALTAR DE FATO; ELE RELAXOU TANTO QUE FINALMENTE FERVEU ATÉ MORRER. O PECADO TEM UM MODO SUTIL DE GRADUALMENTE EMBALAR OS HOMENS NUM SENTIMENTO DE FALSA SEGURANÇA. AOS POUCOS, DESTRÓI O PECADOR POR COMPLETO ( AUTOR J G ).   VIGIE! POR ONDE SEUS PÉS TEM IDO? SERÁ QUE VOCÊ TEM VERDADEIRAMENTE AGRADADO AO SENHOR JESUS? O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, MAS O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA.   DEUS TE ABENÇOE,   Pra. Cleide S. Barreto

    15/Jun/2014 | 0 Comentários | Leia mais

  • Os 9 Dons Espirituais

             É importante salientarmos que na nossa convicção, os Dons Espirituais estão ativos e disponíveis a Igreja do Senhor Jesus Cristo para edificação dos santos, isto é, vigoram nos dias atuais, isso quer dizer que este expediente da comunicação sobrenatural de Dons por parte do Espirito Santo de Deus, não morreu com os Apóstolos, mas nos é dada hoje, segundo a vontade Daquele que distribui a cada um como quer e a quem quer.         O apóstolo Paulo diz aos Coríntios:   “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o [...]

    25/Set/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Estudo Bíblico O Significado Bíblico de Misericórdia Quero, e Não Sacrifício

    Jeremias: - "Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios" (Jr 7:22);O Senhor Jesus ordenou aos fariseus e escribas que aprendessem o significado da ordem: - ‘Misericórdia quero, e não sacrifício’ "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício” ( Mt 9:13 ), certamente porque aqueles homens doutos da religião judaica desconheciam o significado da ordem divina.Os escribas e fariseus eram homens versados na lei mosaica e estudavam os salmos e os profetas. Inclusive consideravam o povo como malditos porque nada conheciam da lei ( Jo 7:49 ). Mas, adespeito de todo conhecimento que julgavam ter, Jeus mandou que fossem e aprendessem o significado da Escritura que diz: ‘Misericordia quero, e não sacrifícios’ ( Os 6:6 ).Se os doutores à época desconheciam o verdadeiro significado do exigido por Deus, será que o homem do nosso tempo conseguiu aprender o que [...]

    25/Set/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Divórcio não é saída de emergência, diz pastor Josué Gonçalves

    O líder no ministério Amo Família deu quatro dicas para ter um casamento bem sucedido. Divórcio não é saída de emergência, diz pastor Josué Gonçalves Referência no ministério para casais, o pastor Josué Gonçalves reconhece a importância de ministrar para as famílias e vê com entusiasmo o aumento do número de pastores interessados em usar a Palavra de Deus para ajudar a restaurar casamentos. Com um estande na Feira Internacional Cristã (FIC), que aconteceu entre os dias 17 e 20 de julho em São Paulo, o pastor líder do ministério “Amo Família” estava lançando cinco livros e quatro DVDs com mensagens para as famílias, abordando assuntos como espiritualidade, criação de filhos e a importância do sexo no casamento. Em entrevista ao Gospel Prime ele listou alguns pontos importantes para fazer um casamento ser bem sucedido e iniciou seu ensinamento falando sobre o começo desta união. “O casal primeiro tem que ter começado certo. Como aconteceu a emancipação, a saída da casa dos [...]

    31/Jul/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Ser Infantil ou Ser Como Criança – Uma Distinção Importante

    Há uma importante distinção que é absolutamente vital para uma boa teologia e uma vida cristã saudável. É também uma distinção que parece ter sido perdida por um crescente número de pessoas tanto no lado esquerdo quanto no direito do espectro teológico. É a distinção entre ser como criança e ser infantil. Cristãos são chamados a terem uma fé do primeiro tipo; não do segundo.Eu suspeito que as próximas gerações talvez olhem para trás, para os dias de hoje, e vejam uma era de incomparável infantilidade na história da humanidade. As vastas somas de dinheiro pagas para que homens adultos brinquem de jogar para nosso entretenimento é simplesmente inacreditável. A influência cultural lançada por jovens estrelas pop é até bizarra. Digo, qualquer que seja a opinião de alguém sobre um sistema estatal de saúde, não é óbvio que as opiniões do Justin Bieber sobre o assunto deveriam ser seguramente ignoradas? E a necessidade compulsiva de pessoas aparentemente inteligentes de twittar as [...]

    31/Jul/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • ATÉ QUE AS FINANÇAS NOS SEPARE!

      Sim, as finanças podem destruir um relacionamento, seja por causa de dívidas, excesso de gastos, falta de dinheiro ou omissões. Casais com dívidas passam menos tempo juntos, brigam mais e são menos felizes, constatou o pesquisador Jefrey Dew. As brigas por causa de dinheiro sempre acabam afetando outros assuntos do relacionamento. Além disso, causam problemas de saúde, como insônia, dores de cabeça, estômago, ataques cardíacos e depressão. Ao meu ver, a primeira coisa que um casal precisa entender é que quando duas pessoas se unem em matrimônio elas se tornam "uma só carne", uma só pessoa, e isso também vale para a vida financeira. As contas deixam de ser suas ou minhas, e passam a ser nossas. O dinheiro deixa de ser seu ou meu, e se torna nosso. Agora, os dois trabalham juntos para o sustendo do lar e lazer em família.  Pra mim, a primeira coisa a se fazer é criar uma conta conjunta, pois isso acaba forçando o casal a [...]

    03/Abr/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • O Livro Selado Com Sete Selos

    À direita de Deus, João viu um livro selado com sete selos escrito por dentro e por fora (Apoc. 5:1). Ninguém podia abrir, nem ler e nem olhar para aquele livro (Apoc. 5:2-4). O único que podia abrir o livro era o Leão da tribo de Judá, que representa Jesus Cristo (Apoc. 5-7).O que será que aquele livro continha que ninguém podia abri-lo?A resposta está em Ezequiel 2:9-10. Ezequiel também teve a visão desse livro e ele nos diz que no livro estavam escritos lamentações, suspiros e ais. Portanto, nesse livro selado com sete selos continha todo plano de Deus para consumar a profecia de Daniel conforme está escrito em Dan. 9:24 e que iria se cumprir integralmente durante o período da tribulação, tribulação esta representada pelos suspiros e ais contidos no livro. Os sete selos representam a plenitude na consumação do plano de Deus nesse período de tribulação. A cada selo que Jesus abre, é mostrado um determinado acontecimento que ocorrerá na Terra. O livro selado com sete selos [...]

    25/Mar/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Os Sinais e Maravilhas da Mentira

    Estou cada vez mais preocupado com o número de pessoas que me escreve para descrever os sonhos, visões, profecias, etc., que "deus" lhes deu. Não questiono a sinceridade dessas pessoas — não tenho dúvidas que são sinceras — mas tenho grandes preocupações com relação à origem sobrenatural das comunicações que recebem! Agora ouçam bem, pessoal — pensem antes de reagir. Por qual autoridade estão essas coisas sendo passadas adiante e como é que elas não violam as recomendações de Deuteronômio 4:2 e Apocalipse 22:18-19 sobre não fazer acréscimos ou remoções da Palavra de Deus? As Escrituras estão completas e foram concluídas há quase dois mil anos e tudo o que Deus quer que saibamos está contido nelas. Assim, quando alguém presume estar fazendo acréscimos às Escrituras, está convidando a confusão espiritual e o caos — algo do qual Deus certamente não é o autor! [1 Coríntios 14:33] Muitos milhares — talvez milhões — de pessoas em todo o mundo estão agora insistindo que o que têm [...]

    19/Fev/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • As Pragas e Seu Significado

    Deus enviou as pragas, em resposta a uma pergunta de Faraó: Quem é o Senhor? (Ex 5:2). Deus queria que o povo soubesse que não existia Deus senão o Senhor. Deus queria destronar os deuses pagãos que o Egito possuía, e também, através das pragas libertar o seu povo. O objetivo do Senhor é proclamar o seu nome em toda a terra, porque o que acontecia no Egito (o mundo da época) toda terra ficaria sabendo. Todos teriam que saber que o mundo é do Senhor, toda a terra e a sua plenitude, e todos que nela habitam. Todas as pragas (exceto a dos primogênitos) tinham como objetivo envergonhar os falsos deuses.  A praga das águas tornando-se em sangue (Ex 7:19-25). O rio Nilo para os egípcios era um deus. Tal veneração era tanta que eles diziam que o Egito era a dádiva do Nilo. Achavam que as águas do Nilo eram abençoadoras e purificadoras. Então Deus fez com que as águas se tornassem em sangue para destronar esse deus. A praga das Rãs (Ex 8:1-15). Esta praga estava relacionada à [...]

    19/Fev/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Quanto vale a sua religião?

    “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, e a sua religião é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1;26e27).          É possível que Tiago tivesse em sua mente a maneira religiosa com que os escribas e fariseus viviam, uma vez que o Senhor Jesus muitas vezes Se insurgiu, contra eles, pois eles amavam ser chamados de mestres ou rabis, e quando nas esquinas das praças, punham-se em pé, com as mãos erguidas para o céu, faziam largas orações para serem glorificados pelos homens. Em outras ocasiões visitavam as viúvas, usando os mesmos métodos; porém a sua intenção era de apropriar-se dos bens delas. Quanto valia essa religião? Tiago diz que ela era vã e que Deus a abomina. O mundo nosso está cheio de religiosos desta ou de outra marca. Mas que é religião? Segundo alguém [...]

    12/Fev/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Vídeo: confira a entrevista do Pr. Silas Malafaia no ‘De Frente com Gabi’

    Na noite deste domingo (3) foi ao ar o programa ‘De Frente com Gabi’, uma conversa franca e aberta entre a jornalista Marília Gabriela e o pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Sempre polêmico, o pastor condenou abertamente o homossexualismo e a tentativa de ridicularizar os pastores em relação a finanças. Ele também negou os dados veiculados pela revista Forbes sobre sua renda e mostrou a declaração de Imposto de Renda provando que seu patrimônio é de R$4 milhões. O debate teve três blocos com assuntos distintos e gerou muitos comentários nas redes sociais. Enquanto o programa era exibido, a hashtag #MalafaiaDeFrenteComGabi liderou os Top Trending do Twitter. Outras duas palavras que também entraram no Top 10 dos assuntos mais comentados do Twitter foram: “Silas Malafaia” e “Marília Gabriela”. Nesta segunda-feira (4) a produção do “De Frente Com Gabi” informou que este programa superou todas as marcas anteriores, sendo o mais [...]

    06/Fev/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Oficial Sênior do governo Obama declara: "Nós vamos matar o dólar"

    O Diário Sheeple Kyle Bass, que sabe uma coisa ou duas sobre economia e finanças, recentemente falou com um membro do alto escalão da administração Obama sobre as suas soluções planejadas para consertar a economia dos EUA e déficit comercial. A resposta não deve surpreendê-lo. Quando perguntei a um membro do alto escalão do governo Obama na semana passada, 'Como é que vamos crescer as exportações, se não vamos permitir que a deflação salarial nominal? Ele diz, 'nós apenas estamos indo para matar o dólar. " Isso me preocupou. Então, que a única resposta. É uma resposta mortos. Mas, isso é para onde estamos indo. FONTE:http://www.infowars.com/senior-obama-official-we-are-going-to-kill-the-dollar/

    30/Jan/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Samuel Tinha Direito de Oferecer Sacrifícios a Deus?

    Em 1 Samuel 13, o rei Saul foi condenado por fazer holocausto e ofertas pacíficas. Saul era benjamita, e os únicos sacerdotes autorizados pela lei eram levitas. Samuel repreendeu o rei duramente por ter assumido uma função que não pertencia a ele (1 Samuel 13:8-14). Mas quem autorizou Samuel a oferecer sacrifícios? Ele mesmo disse que faria o sacrifício em Gilgal (1 Samuel 10:8). A dificuldade se encontra em 1 Samuel 1:1, onde o pai de Samuel é descrito como efraimita. Dá a impressão que Samuel cometeu o mesmo erro pelo qual ele criticou Saul. Para entender o que Samuel fez, temos que considerar algumas outras passagens. Os levitas foram espalhados entre o povo, morando em várias cidades entre as outras tribos. Com o passar do tempo, se identificavam pelas regiões onde moravam. Segundo este costume, um levita falou que era da região montanhosa de Efraim (Juízes 19:1,18). Da mesma forma, Elcana, o pai de Samuel, foi descrito como efraimita (1 Samuel 1:1). Outras citações [...]

    30/Jan/2013 | 0 Comentários | Leia mais

  • Criando Filhos Que o Mundo Odiará

    Quando eu era garoto, meu pai me perguntava: “O que você quer ser quando crescer?” E eu respondia com franqueza (adoravelmente, sem dúvidas), “um papai”. Quando meu implacável e realista pai me informou que ninguém me pagaria para ser pai, eu lhe disse que ficaria feliz se pagassem a mim. Em 2011, meu sonho de me tornar pai tornou-se realidade quando meu filho, Oscar, nasceu. Desde este dia, minhas esperanças e sonhos se voltaram para o que o Oscar será quando crescer. É claro que eu gosto de imaginar ele crescendo bonito, talentoso, piedoso e amável, mas não tem como saber isso ainda. É quase certo que ele terá uma grande afinidade pela Texas A&M (Universidade de pesquisa co-educational pública localizada em College Station, Texas) e pelo Green Bay Packers (time de futebol americano com base em Green Bay, Wisconsin). Sem dúvida, ele terá uma cabeleira decepcionante, gostará de comer e suará mesmo quando estiver frio. Para a maioria das coisas, no entanto, vou ter que [...]

    30/Jan/2013 | 0 Comentários | Leia mais