O pentecostalismo é um movimento mundial, e em todas as partes, foram impressos periódicos dando notícias e testemunhos como prova da origem divina do movimento. Quase todos os grupos pentecostais que foram surgindo no mundo olharam a página impressa como, talvez, o mais eficiente meio de alcançar, não somente seus próprios membros, mas também novos fiéis.
Numerosos relatos sobre pessoas que, ou foram convertidas, ou foram inspiradas por meio de folhetos, boletins, jornais, revistas e semanários, estão documentados na literatura pentecostal. Isto se deu com mais intensidade na primeira metade do século 20, quando não havia a televisão, o uso do rádio era limitado, e tampouco se imaginava o surgimento da internet. Com o advento da produção digital, tudo que já foi e é produzido em página impressa pode ser guardado em computador, CD-Rom e na internet, para uma ampla distribuição.
O foco da antiga mídia impressa pentecostal pode ser dividido em seis amplas categorias, com uso especializado suplementar quando necessário: evangelismo; doutrinação; divulgação dos distintivos (cura divina, santificação, batismo no Espírito Santo, dons do Espírito Santo, outras doutrinas e práticas); literatura inspiracional; promocional; e auxílios aos líderes. Esses periódicos, ao lado de centenas de livros e materiais menores, formam uma bibliografia básica para pesquisas e estudos sobre o pentecostalismo mundial.
Segue-se uma lista dos principais periódicos lançados em diferentes partes do mundo (alguns deles foram iniciados antes de seus fundadores tornarem-se pentecostais e vários deles ainda se encontram em circulação, com o antigo nome ou com um novo):
1. De 1800 a 1900:
The Messenger (EUA, c. 1800), Word and Work (Samuel G. Otis, EUA, 1879), Triumphs of Faith (Carrie Judd Montgomery, EUA, 1881-1949), Live Coals of Fire (Benjamin Hardin Irwin, Carolina do Sul, EUA, 1898), The Apostolic Faith (Charles Parham, Topeka, Kansas, EUA, 1899-1929), The Way of Faith (J. M. Pike, EUA, 1890), Leaves of Healing (John Alexander Dowie, Chicago, EUA, 1894-1906).
2. De 1901 a 1910:
2. De 1901 a 1910:
Trust (Duncan, Nova Iorque, EUA, 1902), The News Acts (Levi R. Lupton, EUA, 1904), Byposten (T. B. Barratt, Noruega, 1904 [Korsets Seier]), The Apostolic Light (M. L. Ryan, Japão, c. 1904), Bombay Guardian and Banner of Asia (1905), Household of God (Ohio, EUA, 1905), The Apostolic Faith (William J. Seymour, Califórnia, EUA, 1906), The Apostolic Faith (Florence Crawford, Oregon, 1906); Confidence (A. A. Boddy, Grã-Bretanha, 1907), Bridegroom’s Messenger (G. B. Cashwell, Geórgia, EUA, 1907), The Pentecostal Testimony (William H. Durham, Chicago, EUA, 1907), Word and Witness (Eudorus N. Bell, Arizona, EUA, c. 1907), The Apostolic Light (Spokane, Washington, EUA, 1907), Mukti Prayer-Bell (Kedgaon, Índia, 1907), Pentecostal Truths (Hong Kong, China, 1908- 1917), The Apostolic Witness (Oregon, EUA, 1908), The Midnight Cry (Washington, EUA, 1908), The Pentecost (J. Roswell Flower, Indianápolis, EUA, 1908), Good Tidings (Ohio, EUA, 1908), The Pentecostal Record and Outlook (H. R. Bursell, Washington, EUA, 1908), Latter Rain Evangel (William H. Piper, Chicago, EUA, 1908), Apostolic Messenger (A. H. Argue, EUA, 1908), Die Verheissung des Vaters (Suíça, 1909 [Wort und Geist]), Pfingstgrüsse (Alemanha, 1909), The Upper Room (Elmer K. Fisher e George B. Studd, Califórnia, EUA, 1909-1911), The Evening Light and Church of God Evangel (Tennessee, EUA, 1910), Voice Crying in the Wilderness (G.T. Haywood, EUA, 1910).
3. De 1911 a 1920:
Toivon Tähti (Pekka Brofeldt, Finlândia, 1911), Chile Evangélico e Chile Pentecostal (Chile, c. 1911), Flames of Fire (Londres, Inglaterra, 1911-1918), Ristin Voitto (T. B. Barratt, Finlândia, 1912), Korsets Seger (Suécia, 1913), The Christian Evangel (EUA, 1913 [Weekly Evangel, 1915-1918, e Pentecostal Evangel, 1919]), Meat in Due Season (Frank Ewart, EUA, 1914), Blessed Truth (David Lee Floyd e D. C. Opperman, EUA, 1915), Evangelii Härold (Lewi Pethrus, Suécia, 1916), Julens Härold (Lewi Pethrus, Suécia, 1917), Pentecostal Holiness Advocate (EUA, 1917), Bridal Call (Aimee Semple McPherson, Califórnia, EUA, 1917-1929), Voz da Verdade (Brasil, 1917), Boa Semente (Brasil, 1919-1930), The Pentecostal Herald (EUA, c. 1919), The Elim Evangel and Foursquare Revivalist (Belfast, Irlanda, e Londres, Inglaterra, 1919-1930), The Pentecostal Testimony (Canadá, 1920), Bible Standard (EUA, 1920).
4. De 1921 a 1930:
3. De 1911 a 1920:
Toivon Tähti (Pekka Brofeldt, Finlândia, 1911), Chile Evangélico e Chile Pentecostal (Chile, c. 1911), Flames of Fire (Londres, Inglaterra, 1911-1918), Ristin Voitto (T. B. Barratt, Finlândia, 1912), Korsets Seger (Suécia, 1913), The Christian Evangel (EUA, 1913 [Weekly Evangel, 1915-1918, e Pentecostal Evangel, 1919]), Meat in Due Season (Frank Ewart, EUA, 1914), Blessed Truth (David Lee Floyd e D. C. Opperman, EUA, 1915), Evangelii Härold (Lewi Pethrus, Suécia, 1916), Julens Härold (Lewi Pethrus, Suécia, 1917), Pentecostal Holiness Advocate (EUA, 1917), Bridal Call (Aimee Semple McPherson, Califórnia, EUA, 1917-1929), Voz da Verdade (Brasil, 1917), Boa Semente (Brasil, 1919-1930), The Pentecostal Herald (EUA, c. 1919), The Elim Evangel and Foursquare Revivalist (Belfast, Irlanda, e Londres, Inglaterra, 1919-1930), The Pentecostal Testimony (Canadá, 1920), Bible Standard (EUA, 1920).
4. De 1921 a 1930:
Things New and Old (Londres, Inglaterra, 1921), Sanningens Vittne (EUA, 1922), The Friend of Russia (Chicago, Illinois, 1922), The Pentecostal Witness (Edinburgh, Escócia, 1924), Redemption Tidings (Stockport, Inglaterra, 1924-30), Golden Grain (Charles S. Price, EUA, 1925-1957), The Pentecostal Messenger (EUA, 1927), The Gospel Call of Russia (Chicago, Illinois, 1927-1930), O Som Alegre (Brasil, 1929-1930), Mensageiro da Paz (Brasil, 1930).
5. De 1931 a 1950:
Novas de Alegria (Portugal, 1943), Dagen (Lewi Pethrus, Suécia, 1945), Verheissung des Vaters (Leonhard Steiner, Suíça, 1945), Healing Waters (Oral Roberts, EUA, 1947-1953 [America’s Healing Magazine, 1953-1955, Healing, 1956, e Abundant Life, 1956]), Pentecost (Donald Gee, Europa, 1947 [World Pentecost, 1971]), Voice of Healing (Gordon Lindsay, EUA, 1948).
6. De 1951 a 1980:
A Seara (Brasil, 1956), O Semeador (Brasil, 1960), Full Gospel Monthly (Coréia do Sul, 1963), Paraclete (Society for Pentecostal Studies, EUA, 1967), Pneuma (Society for Pentecostal Studies, EUA, c. 1970), Aleluia (Brasil, 1972), Pentecôte (França, 1974), O Obreiro (Brasil, 1977).
7. Datas desconhecidas:
God’s Latter Rain (África do Sul), The Apostolic Standard (Oklahoma, EUA), The Christian Assembly (Ohio, EUA), The Latter Rain (J. E. Sanders, Nova Iorque, EUA), The Spirit of Truth (W. L. Lake, Inglaterra), The Cloud of Witnesses (Max Wood Moorehead, Índia), Spade Regen (G. R. Polman, Holanda), The Promise of the Father (Israel), Apostolic Rivers of Living Water (Connecticut, EUA), Liberty and Gladness (Escócia), Pentecost in the Twin Cities (Minneapolis, EUA), The Intercessary Missionary (Indianapolis, EUA), The Promise (Toronto, Canadá), Christiana (Noruega), The Pentecostal Trumpet (Denver, Colorado, EUA), Apostolic Banner (Novo México, EUA), The Reign of Christ (Egito), Truth (Spokane, Washington, EUA), The Whole Truth (EUA).
Fontes: BURGESS, Stanley M. et alli. The new international dictionary of pentecostal and charismatic movements. Grand Rapids, Michigan, EUA: Zondervan Publishing House, 2002, pp. 406, 974-982; Early publications. Disponível emacesso em 14/06/2007.
Fonte: DE ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal, Página 908, Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
5. De 1931 a 1950:
Novas de Alegria (Portugal, 1943), Dagen (Lewi Pethrus, Suécia, 1945), Verheissung des Vaters (Leonhard Steiner, Suíça, 1945), Healing Waters (Oral Roberts, EUA, 1947-1953 [America’s Healing Magazine, 1953-1955, Healing, 1956, e Abundant Life, 1956]), Pentecost (Donald Gee, Europa, 1947 [World Pentecost, 1971]), Voice of Healing (Gordon Lindsay, EUA, 1948).
6. De 1951 a 1980:
A Seara (Brasil, 1956), O Semeador (Brasil, 1960), Full Gospel Monthly (Coréia do Sul, 1963), Paraclete (Society for Pentecostal Studies, EUA, 1967), Pneuma (Society for Pentecostal Studies, EUA, c. 1970), Aleluia (Brasil, 1972), Pentecôte (França, 1974), O Obreiro (Brasil, 1977).
7. Datas desconhecidas:
God’s Latter Rain (África do Sul), The Apostolic Standard (Oklahoma, EUA), The Christian Assembly (Ohio, EUA), The Latter Rain (J. E. Sanders, Nova Iorque, EUA), The Spirit of Truth (W. L. Lake, Inglaterra), The Cloud of Witnesses (Max Wood Moorehead, Índia), Spade Regen (G. R. Polman, Holanda), The Promise of the Father (Israel), Apostolic Rivers of Living Water (Connecticut, EUA), Liberty and Gladness (Escócia), Pentecost in the Twin Cities (Minneapolis, EUA), The Intercessary Missionary (Indianapolis, EUA), The Promise (Toronto, Canadá), Christiana (Noruega), The Pentecostal Trumpet (Denver, Colorado, EUA), Apostolic Banner (Novo México, EUA), The Reign of Christ (Egito), Truth (Spokane, Washington, EUA), The Whole Truth (EUA).
Fontes: BURGESS, Stanley M. et alli. The new international dictionary of pentecostal and charismatic movements. Grand Rapids, Michigan, EUA: Zondervan Publishing House, 2002, pp. 406, 974-982; Early publications. Disponível em
Fonte: DE ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal, Página 908, Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
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